Dicas de escrita

Protagonista: Como identificar esse personagem em uma produção?

Pode parecer uma pergunta meio boba, mas identificar um protagonista em meio a vários personagens nem sempre pode ser uma tarefa simples! Claro, que na maioria das vezes o personagem principal é o protagonista ou herói.

Mas segundo Blake Snyder, protagonista é aquele que oferece mais conflito para alguma situação, ele tem uma jornada emocional mais complexa e tem um objetivo pelo qual nós torcemos.

Ele não é passivo, suas escolhas e ações movem a história adiante. A transformação que acontece com ele, tem relação direta com o tema da história.  Suas adversidades acabam nos envolvendo, criamos uma conexão e uma empatia pela situação vivida por ele.

O Herói

Entre os muitos tipos de protagonistas o mais comum é o Herói, eles são corajosos, justo e são predestinados a enfrentar o mal. Mas, é claro que essa vitória sempre terá um custo pessoal muito alto e ele precisa viver esse dilema. O objetivo quase sempre é externo e muito bem definido, porém, ele só alcançara esse objetivo se realizar algum sacrifício e passar por uma mudança real.

Anti-heróis

Agora vamos entender sobre alguns protagonistas que não basicamente heróis, nem sempre eles são moralmente justos e muito menos são exemplos para sociedade, eles são conhecidos por anti-heróis. Muitas vezes são mal-humorado, cínicos, amargos, rancorosos e por aí vai. Muitas vezes eles até possuem um motivo nobre por trás de suas ações, mas os métodos que eles usam não são moralmente aceitáveis.

Herói trágico

Ainda tem uma outra variação é que o herói trágico, eles geralmente iniciam sua jornada como um herói típico, porém o que eles buscam tem um preço tão alto, que sua história tem um final trágico, e a causa disso, é sempre uma falha em seu caráter.

Protagonista Passivo

Ainda temos o protagonista passivo, apesar de serem o centro da história, muitas vezes são os personagens a sua volta é que tomam as decisões que levam a história a diante.

O Protagonista Vilão

O protagonista também pode ser o vilão, nesse caso é o bandido da história que é o personagem principal. Claro, que nem sempre torcemos por ele, mas esse tipo de personagens nos dá a chance de viver o lado sombrio da humanidade através dele. Em alguns casos, conseguimos ter empatia, como é o caso no Coringa, mas são raras exceções.

Multiplotagonismo

E como conseguimos identificar um protagonista quando há vários? O multiplotagonismo é mais comum em histórias românticas ou comédias, geralmente com 2 protagonistas. Nesse caso, a decisão de ambos move a trama e completam os arcos. Ainda existem casos que o protagonista e o antagonista são os protagonistas e a cada um vive seu próprio arco, mas sempre se esbara no outro, esse tipo de protagonismo é comum em histórias de policiais que perseguem um bandido.

Ainda há casos em que o enredo de um filme é sobre um personagem, porém é outro personagem que impulsiona a história (Mad Max 2015)

Deuteragonista e Tritagonista

Quando existem mais personagens que são considerados principais, eles não são protagonistas e sim Deuteragonista ou Tritagonista. Exemplo, no Senhor dos Anéis, Frodo é o protagonista, Gandalf e Aragon são Deuteragonista e o restante dos personagens são Tritagonista.

Protagonista vem das palavras gregas Protos (primeiro) e Agonistes (ator). Essa definição vem lá das tragédias gregas, quando um poeta chamado Thespis resolveu quebrar uma tradição antiga de ter apenas um ator separado do coro, ele trouxe um ator principal e depois um ator secundário (Deuteragonista) e depois um terciário (Tritagonista) foi adicionado ao espetáculo e classificou os atores pela sua importância na história.

E aí deu para entender como identificar o protagonista de uma história? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *