Cursos

Curso Roteiro Audiovisual para Autores Literários

O Curso Roteiro para Autores tem o objetivo de proporcionar aos autores literários os conhecimentos necessários para adaptar suas obras literárias para roteiro audiovisual, seja para longa-metragem ou série.

O Curso é composto por 2 módulos:

Módulo 1 – Fundamentos do Roteiro

Aula de introdução: o objetivo dessa aula é dar um panorama sobre os desafios do processo de adaptação literária para o audiovisual.

Aula 1: Introdução ao roteiro de filme e de séries

Aula 2: Personagem I – Protagonista

Aula 3: Personagem II – Personagens secundários

Aula 4: Personagem III – Personagens em séries

Aula 5: Estrutura I – Clássica ou 3 Atos

Aula 6: Estrutura II – Não-lineares

Aula 7: Estrutura III – Jornada do Herói e Tipos de Trama (Coming of Age, Rito de Passagem, Road Movie etc.)

Aula 8: Estruturas em Séries I – Arco de série, arco de temporada, arco de episódio.

 Aula 9: Estruturas em Séries II – Drama, Procedural, Sitcom, Antologia etc.

Aula 10: Outros Elementos do Roteiro I – Cena, sequência, diálogo.

 Aula 11: Outros Elementos do Roteiro II – Universo, Ritmo, Atmosfera e outras ferramentas (plant & pay off, voice over etc.)

Aula 12: Formatação do roteiro.

Aula 13: Logline, sinopse, argumento, beat sheet, escaleta.

 

Módulo 2: Adaptando uma obra literária

Aula 1: Avaliação de originais e seus potenciais de adaptação em todos os aspectos – técnico, de mercado, de viabilidade.

Aula 2: Exercício 1: Pitching da sua adaptação para a turma.

Aula 3: Abrindo mão das ferramentas ‘literárias’ e introjetando as ferramentas do audiovisual.

Aula 4: Avaliando e adaptando tema, conceito, premissa, conflito central e encontrando a estória do filme / série. Pode ser uma atualização, releitura ou reformatação?

Aula 5: Adaptando personagens – protagonista e personagens secundários para filme e série.

Aula 6: Encontrando a melhor estrutura – filme e série.

Aula 7: Expandindo, “contraindo” ou inventando tramas a partir do original – para filme e série.

Aula 8: Definindo os Pontos de Virada – filme e série.

Aula 9: Lidando com fatos: elementos de história real e/ou biografia.

Aula 10: Exercício 2 – Feedback coletivo das sinopses das adaptações.

* Ao longo do curso, participantes escreverão o argumento da adaptação para o audiovisual (5 páginas). Após a aula 10, a professora agendará uma reunião de 45 minutos com cada participante para o feedback individual do argumento.

Cronograma das aulas

Durante o módulo 1 os alunos terão 2 aulas semanais as terças e quintas das 19h às 21h. As aulas terão início no dia 30/07 e terminarão no dia 12/09. Já o módulo 2, como será mais prático, teremos apenas 1 aula semanal as terças das 19h às 21h, as aulas começarão dia 17/09 e se estenderão até o dia 26/11. Todas as aulas são 100% online e ao vivo, mas também enviamos as gravações no dia seguinte, os alunos terão o suporte necessário via grupo de WhatsApp com a professora, administração e alunos.

Também terão acesso ao Drive e ao Google Class Room. Ao final receberão um certificado de conclusão e poderão escolher se continuam o processo de escrita por meio de um laboratório de desenvolvimento do roteiro.

Investimento O curso terá o valor de R$ 1.000,00, o valor pode ser dividido no cartão de crédito. *sujeito a core mínimo de alunos

Inscrição Para fazer sua inscrição acesse o formulário aqui.

Quem ministra o curso?

Monica Solon, roteirista e escritora, tem mestrado em Creative & Critical Writing (Universidade de Winchester, Inglaterra, 2008). Em 2008, em Londres, especializou-se em escrita, análise e desenvolvimento de roteiro. Trabalhou com o agente literário Julian Friedmann na publicação online especializada em roteiro, TwelvePoint, ScriptWriter Magazine Online (2008-10). Em 2014, participou da formação de roteiristas de séries, no curso TV Writing Intensive, da Universidade de Columbia (EUA), realizado no Rio de Janeiro, em 2014.

Estagiou na área de Roteiro na agência literária Blake Friedmann (Londres, 2008-09), onde analisou roteiros e produziu relatórios sobre o potencial de adaptação de livros para filmes e séries. Em 2008, escreveu a adaptação do romance de Nathalie Abi-Ezzi, A Girl Made of Dust, em parceria com Steve Hawes. O roteiro recebeu premiações e fundos na Europa e Oriente Médio, e segue captando financiamento. A coprodução da Alemanha, França e Líbano terá a direção de Hiam Abbass (Succession, HBO) e a distribuição da Les Filmes du Losange.

No Brasil, foi finalista do 1º Programa de Roteiristas da Globosat (2013), com o projeto de série Perigos Invisíveis, com mentoria de Marta Kauffman (Friends) e Barry Schkolnick (Law & Order), e do SESC Argumenta (2018), com o longa-metragem Placar Final, e mentoria de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e Melanie Dimantas (Carlota Joaquina).

Monica desenvolveu roteiros e projetos de adaptação, como biografias históricas (The Last Prince of Wales) e histórias reais (Fordlandia e Bravas do Brasil). E produziu relatórios sobre o potencial de adaptação para séries (romances históricos The Greatest Knight e The Scarlet Lion, de Elizabeth Chadwick) e para longa-metragem (romance de não-ficção Favela High-Tech, de Marco Lacerda), ambos para a agência literária Blake Friedmann.

Em 2019, foi selecionada para participar do Laboratório de Roteiro Adaptado do Festival de Filmes Adaptados CineLibri (Sófia, Bulgária) com o argumento da adaptação do romance histórico A Capitoa, de Bernadette Lyra, para longa-metragem. Monica roteirizou o argumento através do Núcleo Criativo da Produtora 55 Cine, em 2024.

Monica participou como roteirista na sala de roteiro da série Baile de Máscaras, da Produtora Giros, exibida pela TV Cultura em 2019, e pela AXN, em 2021. É criadora, cocriadora e roteirista nas séries e projetos de série Seeing in the Darkness, Fordlandia, Youngsters e Drakonian Pact da produtora Talents Content (EUA). E trabalha na escrita e desenvolvimento de roteiros com diversas produtoras brasileiras.

Leciona Roteiro Adaptado no curso regular da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), desde 2015, e na pós-graduação da Faculdade Hélio Alonso (FACHA), desde 2024. Também leciona Gêneros Cinematográficos, módulo do curso regular da Formação para Roteiristas, no Roteiros e Narrativas, desde 2023.  Lecionou cursos sobre construção de séries e fundamentos do roteiro através da ECDR, Tambellini Filmes e Produtora 55 Cine.  Além destes, realizou cursos livres sobre Roteiro, Roteiro Adaptado, Personagens, Personagens em Séries e Construção de Mundo. Em 2024, realizou a palestra Adaptação e Animação para a ECDR / Alfândega Filmes.

Apoiadora, consultora, palestrante e instrutora no Laboratório de Roteiro de Longa-Metragem e no Laboratório de Projetos de Série do Festival de Roteiro Audiovisual do Rio de Janeiro (ROTA), desde 2018. Foi palestrante e instrutora no Laboratório de Argumento de Curta-Metragem no Festival Semana Primeiro Plano, em Juiz de Fora, MG, em 2019. Foi afiliada e participante do London Screenwriters’ Festival, entre 2010-2014. 

Dúvidas sobre o curso? Envie um e-mail para contato@roteirosenarrativas.com.br ou pelo WhatsApp (15) 92000-7058

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *