Concursos

Concurso de Roteiro – Roteiros e Narrativas 2024

REGULAMENTO DO CONCURSO DE ROTEIRO – ROTEIROS E NARRATIVAS

Para fazer sua inscrição acesse aqui!

1.DO OBJETO

1.1. O CONCURSO DE ROTEIROS é uma iniciativa de Roteiros e Narrativas e tem o objetivo de reconhecer e qualificar bons roteiros originais de ficção ainda não produzidos, contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização.

1.2. O presente regulamento estabelece as regras para o Concurso que tem como objetivo além de impulsionar a carreira de roteiristas, oferecer oportunidades de consolidação de projetos e feedback construtivo, estimular o aprimoramento de roteiros e potencializar obras inéditas, promovendo a descoberta de novos talentos no campo do audiovisual. 

1.3. Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria, seja curta-metragem, longa-metragem e episódio piloto de série, ambos do gênero Ficção, totalizando nove premiações. 

    2. DAS INSCRIÇÕES

    2.1. As inscrições para o Concurso estarão abertas no período de 01 de maio até o dia 02 de junho de 2024.

    2.2.  A organização do Concurso reserva-se o direito de prorrogar o prazo de inscrições, conforme julgar adequado, com anúncio dessa informação em seus canais de comunicação.

    2.3. Podem se inscrever roteiristas residentes em todos os países, desde que o roteiro aplicado esteja escrito em português BR ou PT.

    2.4. A inscrição de menores de 18 anos é permitida. No entanto, após a seleção, será necessária a autorização expressa dos pais ou responsáveis legais para participação nas atividades.

    2.5. O valor da inscrição para o Concurso de Roteiro é de R$ 70,00 (no lote único) para roteiros de curta-metragem e piloto de série e de R$ 100,00 para roteiros de longa-metragem. O pagamento poderá ser efetuado por PIX, cartão de crédito, boleto ou PayPal (pagamento internacional), sendo que as opções de cartão de crédito, boleto e PayPal, possuem uma taxa da operadora. A aprovação da operadora é necessária para pagamentos com cartão de crédito. No caso de boletos, o pagamento será considerado efetuado após a compensação, que ocorre em até 72 horas após o pagamento.

    2.6. Serão aceitos apenas roteiros ainda não produzidos, de ficção de animação ou em live-action, tanto para longas-metragens, curtas-metragens quanto para pilotos de séries. Para roteiros adaptados, é necessário enviar a autorização de adaptação da obra.

    2.7. Não há limite de inscrições de roteiros por autor (a), porém apenas um roteiro será premiado. Não será possível receber prêmios em categorias diferentes.

    2.8. Para se inscrever no Concurso, é necessário acessar o formulário de inscrição disponível no link fornecido, preencher todos os campos solicitados e efetuar o pagamento da inscrição. Além disso, é obrigatório fornecer informações pessoais precisas e atualizadas, e declarar veracidade quanto à condição de iniciante no campo do audiovisual.

    2.9. O envio do roteiro e o pagamento da inscrição devem ser realizados obrigatoriamente antes do encerramento do prazo de inscrições.

    2.10. Somente serão analisados pela Curadoria os roteiros cujas inscrições estiverem completas e com pagamentos sem qualquer pendência.

    2.11 Mães solos, PCD, Trans e indígenas terão 20% de desconto no valor da inscrição. Para solicitar o desconto e enviar formulário de autodeclaração entre em contato pelo e-mail: contato@roteirosenarrativas.com.br

    3. DA ELEGIBILIDADE

    3.1 Serão considerados elegíveis apenas aqueles que atenderem a todos os requisitos, preencherem corretamente os dados e enviarem o roteiro conforme solicitado.

    3.2 Os participantes podem se inscrever em todas as categorias do concurso, desde que atendam aos requisitos específicos de cada categoria.

    3.4 As inscrições de roteiros inabilitados não serão reembolsadas.

    4. CATEGORIAS

    4.1. CURTA-METRAGEM

    4.1.1 Os roteiros inscritos nessa categoria devem ter no máximo 30 páginas, sem contar  a capa e estar no formato Master Scenes.

    4.1.2 Os roteiros devem ser originais e inéditos, não podendo ter sido produzidos.

    4.2 LONGA-METRAGEM

    4.2.1 Os roteiros inscritos nessa categoria devem ter, mínimo 70 páginas e no máximo 150 páginas, sem contar com a capa e estar no formato Master Scenes,.

    4.2.2 Os roteiros devem ser originais e inéditos, não podendo ter sido produzidos.

    4.3 PILOTO DE SÉRIE

    4.3.1 Os roteiros inscritos nessa categoria devem ser para uma série, com até 70 páginas para o piloto, sem contar com a capa e estar no formato Master Scenes.

    4.3.2 Os roteiros devem ser originais e inéditos, não podendo ter sido produzidos.

    5. FORMATO DO ROTEIRO

    5.1 O roteiro enviado deve seguir o padrão Master Scenes de formatação. Roteiros não formatados nesse padrão serão desclassificados. Considera-se padrão Master Scenes a divisão do roteiro em cenas estruturadas com cabeçalho, descrição de ação, nome de personagem, rubrica, diálogo e transição, fonte Courier New 12.

    5.2 O roteiro deve ser enviado em formato PDF, com uma capa contendo APENAS o TÍTULO ORIGINAL, PSEUDÔNIMO e informações sobre NÚMERO DA VERSÃO OU TRATAMENTO. 

    5.3 Se o roteiro for uma adaptação de uma obra pré-existente, o nome da obra original adaptada deve ser mencionado na capa do roteiro, após o título.

    5.4 Todas as páginas, exceto a capa, devem estar numeradas.

    5.5 No caso de coautoria do roteiro, o/a roteirista responsável pela inscrição deve ter autorização dos/das demais coautores/as. É sua responsabilidade garantir que eles estejam cientes da inscrição neste concurso, o que deve ser declarado no formulário de inscrição. Os organizadores do concurso também se eximem de qualquer responsabilidade por infração de direitos autorais cometida pelos/as inscritos/as.

    5.6 No caso de roteiros adaptados de obras originais pré-existentes, é necessário ter um documento comprobatório da liberação para adaptação dos detentores dos direitos sobre a obra original. Esse documento pode ser solicitado em qualquer fase do processo de seleção, e a ausência dele resultará na desclassificação da inscrição correspondente. A pessoa responsável pela inscrição assume total e irrefutável responsabilidade por qualquer ação relacionada a autoria, uso indevido de direitos autorais ou situações semelhantes.

    5.7 É recomendável que os roteiros enviados estejam devidamente registrados na Biblioteca Nacional ou em sites como registro de obras, ou de acordo com o órgão competente de cada país estrangeiro. A organização do evento não se responsabiliza por qualquer situação decorrente da falta de registro do projeto inscrito.

    5.8 O arquivo PDF do roteiro deve ser nomeado apenas com o nome da categoria e o título do roteiro, por exemplo: “Longa_Título_Pseudônimo.pdf”.

    5.9 O roteiro deve ser enviado OBRIGATORIAMENTE com uma capa contendo APENAS o título do projeto, o pseudônimo do autor e número da versão ou tratamento. Não adicione nenhuma informação pessoal e/ou profissional, caso adicione, sua inscrição será cancelada.

    5.10 O PSEUDÔNIMO é qualquer nome que NÃO identifique o autor da obra. Apelidos, nomes artísticos ou reduções do nome não serão aceitos e seu uso causará a desclassificação do projeto. Demais identificações como número de telefone, e-mail, etc. também acarretará na desclassificação do roteiro. Por isso, NÃO COLOQUE QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA DO PROJETO em qualquer página do arquivo PDF.

    5.11 O envio de material adicional, além do solicitado neste regulamento e na ficha de inscrição, desclassifica o seu roteiro.

    5.12 O descumprimento de qualquer uma das condições listadas acarretará na desclassificação do roteiro.

    5.13 Uma vez finalizada a inscrição, não será possível realizar a retificação dos materiais enviados que possam acarretar a inabilitação da inscrição. Uma nova inscrição com um novo pagamento pode ser efetuada nestes casos.

    6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

    6.1 A organização do Concurso de Roteiro indicará e nomeará a curadoria e o júri deste Concurso, a serem formados por profissionais de reconhecida experiência no mercado audiovisual, respeitando critérios de diversidade e inclusão.
     

      6.2 Para avaliar os roteiros usaremos os seguintes critérios: 

      1. Originalidade: a originalidade do conceito, da história e da abordagem do roteiro. Busca-se identificar elementos únicos e inovadores que se destacam dos clichês e padrões convencionais.
      2. Estrutura e narrativa: estrutura geral do roteiro, incluindo a organização dos atos, o desenvolvimento dos personagens e a progressão da história. A narrativa deve ser coerente, cativante e envolvente.
      3. Diálogos e construção de personagens: qualidade dos diálogos, a sua naturalidade, a individualidade dos personagens e o modo como são desenvolvidos ao longo da história. Personagens bem construídas e diálogos impactantes são considerados pontos positivos.
      4. Tema e relevância: tema abordado no roteiro e a sua relevância para a sociedade, cultura ou questões contemporâneas.
      5. Ritmo e fluidez: ritmo da história, a maneira como as cenas se conectam e a fluidez da leitura.
      6. Potencial cinematográfico/audiovisual: viabilidade e o potencial de adaptação do roteiro para telas, levando em consideração elementos visuais, sequências de ação, cenários e outros aspectos que possam contribuir para a experiência cinematográfica/audiovisual.
      7. Criatividade e inovação: criatividade e a inovação nas abordagens narrativas, estilísticas ou técnicas do roteiro. 
      8. Coerência e consistência: coerência interna do roteiro, a consistência dos elementos narrativos e a ausência de contradições ou falhas lógicas.
      9. Potencial de emocionar o público: capacidade do roteiro de despertar emoções no público, seja por meio do humor, da tensão, do suspense, da empatia ou de outros recursos narrativos.
      10. Qualidade da escrita: qualidade da escrita, incluindo a gramática, a ortografia, a fluência e a habilidade de transmitir a história de forma clara e envolvente.
      11. Narrativas inclusivas: Valoriza-se narrativas/personagens que abordem questões relacionadas à inclusão, diversidade e igualdade, contribuindo para a conscientização e a promoção de mudanças positivas na sociedade. 

      No caso dos episódios pilotos de série, também serão critérios: 

      • Elementos como os ganchos, a capacidade de expansão da história, a introdução de conflitos e o interesse gerado para assistir aos próximos episódios.
      7. DOS RESULTADOS

      7.1 Serão divulgados no site e redes sociais do Roteiros e Narrativas até 10 (dez) semifinalistas de cada categoria, cujos/as autores irão concorrer ao prêmio do 1º, 2º e 3º lugar. Menções honrosas ficam a critério do júri. 

      7.2 A divulgação dos semifinalistas em ambas as categorias será realizada em outubro de 2024.

      7.3 A divulgação dos finalistas em ambas as categorias será realizada em novembro de 2024.

      7.4 O concurso não se responsabiliza por envio de pareceres, ou quaisquer retornos quantitativos e qualitativos referentes aos materiais inscritos no concurso que não solicitarem o feedback no ato da inscrição.

      7.5 A escolha dos roteiros semifinalistas e dos 3 (três) roteiros vencedores do Concurso será de exclusiva responsabilidade da curadoria e do júri do Concurso. As decisões da curadoria e do júri são soberanas e irrecorríveis.

      8.DAS PREMIAÇÕES

      8.1 Os finalistas das três categorias ganharão as seguintes premiações:

      CATEGORIA LONGA-METRAGEM

      1º lugar

      2º Lugar

      3º Lugar

      CATEGORIA PILOTO DE SÉRIE

      1º lugar

      2º Lugar

      3º Lugar

      CATEGORIA CURTA-METRAGEM

      1º lugar

      2º Lugar

      3º Lugar

      8.2 Em breve novas premiações serão anunciadas em nosso site e redes sociais. 

      9. DO FEEDBACK

      9.1 Os participantes terão a oportunidade de receber um feedback do seu roteiro pela taxa extra de R$250,00 para categoria de longa e R$ 120,00 para as categorias de curta-metragem e piloto de série.

      9.2 Um ou dois roteiristas do mercado audiovisual vão ler o roteiro do projeto e fazer um feedback por escrito de até 3 (três) páginas.

      9.3 O feedback do seu projeto acontecerá independente da seleção do mesmo no concurso de roteiro.

      9.4 O pagamento pode ser feito via PIX e cartão de crédito e a opção desse serviço estará no formulário de inscrição.

      9.5 Os feedbacks poderão ser enviados até dezembro de 2024.

      10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

      10.1 O Concurso de Roteiro não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas sobre a inscrição dos roteiros que venham a ser inscritos por roteiristas participantes deste Concurso, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os/as responsáveis por quaisquer infrações ao presente Regulamento. Ao inscrever seu (s) roteiro (s), o/a roteirista declara expressamente concordar com os termos constantes deste Regulamento, afirmando ainda que todas as informações fornecidas à organização do Concurso por ocasião desta inscrição são verdadeiras.

      10.2 Organização do Concurso não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiros e roteiristas neste Concurso.

      10.3 Os vencedores e finalistas autorizam, de forma irrevogável e irretratável, o uso e a reprodução de suas imagens, do som das vozes e de seus nomes para divulgação dos vencedores no site e Instagram das produtoras do evento. Isentando a Organizadora de toda e qualquer responsabilidade e, ainda, de reclamação de terceiros, em caso de contestação da presente autorização.

      10.4 Ao participar desse concurso, o participante concorda e aceita total e irrestrita todos os termos e condições citadas neste regulamento.

      10.5 Os nomes dos/das integrantes da curadoria serão anunciados publicamente apenas junto ao anúncio dos semifinalistas. Os/as integrantes do júri serão divulgados/as junto ao resultado final do Concurso

      10.6 Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.

      11. DAS CONTRAPARTIDAS

       11.1 O/a roteirista inscrito/a e selecionado/a como finalista deste concurso se responsabiliza por fazer constar nos créditos da obra, quando produzida, o logotipo do Roteiros e Narrativas precedida pela frase “Este projeto foi finalista do Concurso de Roteiro 2024 promovido pelo Roteiros e Narrativas”. O logotipo atualizado deverá ser solicitados à produção do concurso à ocasião da finalização da obra, pelo e-mail: contato@roteirosenarrativas.com.br

      11.2 Autora(o)s finalistas, em uma ação MULTIPLICADORA de conhecimento e/ou benefícios adquiridos pela premiação, se disponibilizam a participar, voluntariamente, da equipe de curadoria da edição seguinte do Prêmio, ou se comprometem com alguma outra atividade de compartilhamento de experiência a ser definida em comum acordo com a organização do Prêmio.

      12. CONTATOS

      12.1 Dúvidas decorrentes do presente regulamento ou do Concurso de Roteiro, deverão ser encaminhadas aos e-mails: contato@roteirosenarrativas.com.br

      12.2 Para acompanhar as notícias do Concurso de Roteiro Roteiros e Narrativas a acesse os sites do Roteiros e Narrativas ( https://roteirosenarrativas.com.br/

      12.3 Instagram:

      https://www.instagram.com/roteirosenarrativas

      Para fazer sua inscrição acesse aqui!

      Anexo 1:  Espelho do Formulário 

      As informações solicitadas no formulário são as seguintes: nome do autor, pseudônimo, telefone, e-mail, cidade e estado de residência, currículo resumido (até 500 caracteres), Link para portfólio, comprovante de pagamento da inscrição, nome do projeto, formato, logline (até 300 caracteres), sinopse (até 3000 caracteres), gênero e PDF do roteiro, nome dos coautores, tipo de projeto, gênero e subgênero.

      5 thoughts on “Concurso de Roteiro – Roteiros e Narrativas 2024

      • Ola, não tem o link da inscrição do concurso de roteiro podem ativar no site . Obrigado

        Resposta
      • Olá, quero participar do concurso, mas essa regra de que os finalistas se responsabilzam em divulgar o nome e logo do Roteiros e Narrativas nos créditos do filme/série, caso o roteiro venha a ser produzido, eu nunca vi em concurso de roteiro algum. Quem decide o que sai ou não nos créditos é o produtor, o roteirista não tem poder de decisão algum, quanto a isso.

        Resposta
      • Paulo Fernando Mello

        Olá, uso o CELTX, e quando salvo em PDF a numeração das páginas começa a partir da 2, na página 1 não aparece nada. Posso enviar assim, ou pode me prejudicar já que a página 1 não aparece numerada, só a partir de 2?

        Resposta

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *