Cursos de roteiros na BlackFriday
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Introdução ao Roteiro de Documentário
O documentário pode ser uma ótima opção para quem está começando sua carreira, já que com poucos recursos, é possível desenvolver um excelente produto audiovisual. Basta procurar um tema ou uma boa história em torna da sua comunidade, criar seu projeto e partir para produção.
AULA 1 – Introdução ao Documentário
Entender o Nível de conhecimento da turma; Pontuar alguns elementos específicos do formato Documentário; Apresentar algumas referências de material brasileiro e mundial.
AULA 2 – Dramaturgia e Formatos
Noções básicas de ação e conflito; Apresentar a diferença entre reportagem e documentário; Evolução de documentário e Série Documental; Exemplos de Formatos e seus Players; Mostrar que há uma enorme diversidade de formatos.
AULA 3 – Tema e Ideia Governante
Maneiras diferentes de contar a mesma história; Dramatização dos fatos; Que história eu quero contar? Qual a mensagem por trás do projeto?
AULA 4 – Pesquisa, Showcross e Repertórios
Toda história tem dois lados; Pesquisa de conteúdo e formato; Ponto de vistas e especialistas; Escolha um assunto que te interesse. Com o que o meu projeto de
parece? Desconstruindo um produto; Encontrando o tom do projeto; Diversidades de gêneros.
AULA 5 – Design Narrativo
Qual a jornada dos meus protagonistas? Como mostrar a evolução ao longo da narrativa? Quais são os problemas do meu protagonista? Que conflitos ele está
passando? Como estruturar o meu roteiro, para deixá-lo dinâmico? Truques do folhetim em Séries Documentais; Estruturando a escaleta do projeto.
AULA 6 – B-Roll; Pós-Produção e Decupagem
Diversos formatos de roteiros de documentário; Imagens de apoio salvam um projeto; Só existe uma chance para entrevista; Mostrar é melhor do que contar.
Pegando um projeto com o bonde andando; Como construir uma história, com o material já gravado; Seja aliado dos editores; Decupando entrevistas.
DE R$ 500,00 por R$ 250,00!
Curso Como Apresentar um Pitching Perfeito?
Um “pitching” é um termo amplamente utilizado em vários contextos, principalmente nos negócios e no empreendedorismo. Em essência, é uma apresentação ou proposta curta e persuasiva com o objetivo de convencer um público-alvo a adotar uma ideia, apoiar um projeto ou investir em uma oportunidade.
No audiovisual, realizamos um pitching para convencer produtores ou executivos a investir, ou apoiar o projeto, ou para vender nossas habilidades como profissional. Seu objetivo principal, é capturar a atenção e gerar interesse, muitas vezes em um período de tempo muito curto.
Mas como fazer um pitching impecável? O que é necessário para construção de um pitching para apresentação em uma rodada de negócios, festival ou qualquer outro evento?
Essas e outras dúvidas serão respondidas no Curso Como Apresentar um Pitching Perfeito?
O curso é composto por 4 aulas:
Aula 1: Introdução ao Pitching – Festivais, mercado e formas de apresentar o pitching
Aula 2: Análise de projetos – leitura de projetos, análise e preparação para Pitching
Aula 3 e 4: Apresentação de Pitching dos alunos para uma banca convidada e dúvidas finais.
DE R$ 300,00 por R$ 150,00!
Roteiro para Novela
O que faz uma novela ser sucesso? Escrevemos para quem? Novela é radiofônica, nasceu para vender sabonete, mas ao longo do tempo tornou-se uma paixão nacional. É uma produção potente e com uma dramaturgia muito particular. Esta máquina de construir sonhos, coloca o autor num processo de escrita em escala industrial, onde seu poder de fabulação é levado ao limite. Quando uma novela vai ao ar, tudo pode acontecer, afinal é uma escola de samba imensa que é colocada na avenida todos os dias. É escrever colado na produção, entendendo que cada decisão dramatúrgica envolve muito dinheiro, mas também é uma fábrica de sonhos. Uma aposta na história que pode conquistar o público, é a alma do folhetim entrando na casa das pessoas, dialogando com elas e se retroalimentando. Novela é uma crônica do nosso tempo.
Aula 1 e aula 2– Telenovela brasileira, crônica do nosso tempo.
As novelas de ontem e de hoje – a influência das séries e games na construção narrativa. O que não mudou. A responsabilidade social da telenovela. As chaves do folhetim – uma história que se desdobra, o poder da fabulação. O dilema moral. A engenharia de uma obra aberta que cada vez mais… é menos aberta.
Aula 3 e aula 4 – Cada autor cabeça, uma sentença.
As particularidades deste tipo de trabalho. A criação de uma sinopse: história principal e paralelas. As portas de fuga, o mapa dos núcleos – o quem conhece quem-, o perfil dos personagens.
Aula 5 e aula 6 – A estrutura do capítulo
O primeiro capítulo – quando o autor dá o tom da sua obra. A estrutura da contaminação, como apresentar os personagens para o espectador. A estrutura espinha de peixe – tudo caminha para o gancho. O balanceamento de um capítulo, os alívios cômicos.
Aula 7 e aula 8 – Escaleta e 24 horas para escrever
A escaleta e suas características – escaleta aberta, escaleta fechada. Os balizadores de produção, montagem e observação de capítulo – levantar as pontas soltas, os erros de continuidade.
Aula 9 e aula 10 – Cena e diálogo
Tipos de cena. Cenas coral, cenas de ação, cenas românticas, cenas médicas, jurídicas, históricas e merchandising. O desenho de cena.
O que faz um bom diálogo? O poder do bordão, a reiteração da informação e o uso das rubricas.
DE R$ 750,00 por R$ 375,00!
Roteiro para vídeo Institucional
A produção de vídeo institucionais é uma das primeiras portas que irá se abrir para quem está em início de carreira. Por isso, é essencial que todo roteirista iniciante, entenda esse formato e saiba desenvolver.
Aula 1
– Tipologia dos vídeos institucionais: as categorias mais comuns de Institucionais, assim como os dois principais objetivos: a instrução e a
promoção.
– Investigando valores da empresa e público-alvo: ferramentas para desmembrar um briefing e ampliar o escopo da marca para o texto do
vídeo.
– Definindo tom da locução: alternativas de tom para que os estudantes possam entender quais são mais adaptadas a que tipo de marca e projeto.
Aula 2
– Revisão dos exercícios práticos: destacar pontos altos dos exercícios e corrigir coletivamente pontos que são erros comuns.
– Trabalhando com a coluna de imagem: Como sugerir imagens de cobertura e trabalhar com vídeos com poucos recursos de imagem
(arquivo).
– Técnicas retóricas de engajamento e estilo: criando frases de abertura cativantes; mantendo o texto coerente e engajador; finalizando com
palavras memoráveis.
– Boas práticas com números e dados: dicas para não saturar a audiência com porcentagem e cifras.
DE R$ 200,00 por R$ 100,00!
Roteiro para Web e Mídias Sociais
Os vídeos para redes sociais e web series para o YouTube tem crescido anualmente. Apesar de ser um vídeo mais curto, escrever para esse formato exige outros conhecimentos além da construção de uma narrativa. Afinal você tem muito pouco tempo para atrair a atenção da sua audiência. Outro ponto, é que esse formato se tornou a porta de entrada para quem está começando na profissão de roteiristas.
Aula 1 – introdutória, apresentação das mídias sociais, possibilidades de carreira, formatos, mercado e vagas para roteiristas.
Aula 2 – Copywriting no marketing digital -introdução do copy, noções de escrita e análise de conteúdos famosos.
Aula 3 – Formatos de Roteiro – Roteiro para Youtube, Reels, Story e TikTok: Exemplos e modelos de roteiro.
Aula 4 – Aula prática – Alunos trazem seus roteiros filmados e editados. Turma avalia.
DE R$ 350,00 por R$ 175,00!
Séries: Construção de Narrativa e Processo Criativo
O sucesso de uma série depende de uma narrativa bem estruturada e personagens bem construídos. Por isso, o curso busca abordar as principais etapas e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto de série, da ideia inicial ao piloto. A metodologia aplicada apresenta diversos autores e conceitos de escrita com um padrão já globalizado e reconhecido, combinando aulas expositivas com criação coletiva.
São 10 encontros semanais, com 2 horas cada.
Aula 1. Roteiro audiovisual: narrativa e linguagens
Aula 2. Séries: evolução e formatos; etapas de desenvolvimento da ideia
Aula 3. Estrutura: métodos e princípios
Aula 4. Temporada e episódios
Aula 5. Conflito: conceito e desenvolvimento
Aula 6. Composição de personagem
Aula 7. Criando diálogos
Aula 8. Escrevendo o piloto; mercado e público
Aula 9. Desenvolvimento de projeto/bíblia
Aula 10. Na sala de roteiro; mercado das séries
DE R$ 750,00 por R$ 375,00!
Roteiro e desenvolvimento de Curta Metragem
Um dos principais formatos é o curta-metragem, que além de ser mais acessível, pode ser uma ferramenta chave para desenvolver voz autoral, construir portfólios e possibilitar projetos mais caros e complexos.
O problema é que muitos roteiristas iniciantes desconhecem ou negligenciam essa técnica em seu aprendizado e acabam criando “longas achatados” ao invés de curtas quando se aventuram no formato.
A ementa deste curso foi pensada para que você compreenda profundamente as características de um curta enquanto aprende técnicas específicas do formato para transformar suas ideias em um.
Aula 01: A lógica do Curta-Metragem
A brevidade como essência
Transformando desafios em parâmetros de criação
Compreendendo e definindo a Unidade de Efeito do curta-metragem
Aula 02: O Personagem no Curta-Metragem
Principais diferenças entre personagem no curta e no longa-metragem
Como selecionar o que mostrar de uma personagem em um curta
Como gerar conexão com a personagem em tão pouco tempo
Aula 03: A Estrutura no Curta-Metragem
Principais diferenças entre estrutura no curta e no longa-metragem
Como definir a estrutura no curta-metragem
Aula 04: A Escaleta no Curta-Metragem
como gerar e manter interesse da audiência no curta-metragem
como definir a estrutura no curta-metragem
DE R$ 350,00 por R$ 175,00!
Pesquisa de Conteúdo para o Audiovisual
A pesquisa para construção de narrativas audiovisuais, é extremamente importante. Mas, para que seja realizada uma boa pesquisa, é preciso aprender alguns métodos, procedimentos e fontes que podem ser utilizadas. Nessa matéria o aluno aprender a realizar pesquisa para os mais diferentes campos no audiovisual.
Aula 1 – A pesquisa de conteúdo
1. Apresentação do curso.
2. Pesquisa. O que é?
3. A quem serve?
4. Quais os tipos?
• Pesquisa de texto
• Pesquisa de pauta e personagem
• Pesquisa de imagem
• (pesquisa de referência)
5. Níveis de senioridade de pesquisadores e as competências e habilidades em
cada nível.
6. Evolução e possíveis upgrades de carreira: roteirista, assistente de direção,
cenografia e figurino.
Aula 2 – Pesquisa para Dramaturgia
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. O pesquisador na sala de roteiro (papeis, deveres, responsabilidades, relação
com os outros profissionais).
• Argumento e sinopse
• Escaleta e roteiro
4. As etapas de participação do pesquisador de texto (concepção,
desenvolvimento, produção, exibição).
5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós-
produção, desprodução).
ESTUDOS DE CASOS: a pesquisa de texto e imagem para:
• JOIA RARA
• SALVE JORGE
• A DIARISTA
Aula 3 – Pesquisa para Documentários (Longa, curta e séries documentais)
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os
outros profissionais).
• Documentário com material de arquivo
• Documentário centrado em personagens
• Docu-reality
4. As etapas de participação do pesquisador de texto e personagem
(concepção, desenvolvimento, produção).
5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós-
produção, desprodução).
ESTUDOS DE CASOS:
• Questões éticas.
• Se o(s) personagem(ns) forem as estrelas do doc.
• A inviabilidade de um documentário.
Aula 4 – Pesquisa para Variedades
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. Produtos:
• Linha de shows
• Talk shows/entrevistas
• Reality e game shows
• Programa de variedades com plateia
• Revistas eletrônicas
4. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os
outros profissionais). Espelho dos programas.
5. As etapas de participação do pesquisador de pauta e personagem
(concepção, desenvolvimento, produção, edição, exibição)
6. As etapas de participação do pesquisador de imagem (desenvolvimento,
produção, edição, exibição).
ESTUDOS DE CASOS:
• OS MELHORES ANOS
• TÁ BRINCANDO
• AMOR & SEXO
Aula 5 – Pesquisa de Conteúdo para Redes Sociais e Podcasts
1. Especificidades do produto
2. Em que difere o pesquisador para redes sociais e podcasts dos pesquisadores
do audiovisual (TV, cinema e streaming)
3. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto (CANAL DO YOUTUBE, PODCAST) e
suas especificidades.
4. As etapas de participação do pesquisador de conteúdo (concepção,
desenvolvimento, produção, edição, exibição).
DE R$ 400,00 por R$ 200,00!
Curso Editais no Audiovisual – Entenda os processos da elaboração de projetos culturais, desde a criação até a submissão.
O curso Editais no Audiovisual tem como objetivo fornecer as bases fundamentais para entender os processos da elaboração de projetos culturais, desde a criação até a submissão. Serão apresentados os diversos tipos de editais ligados ao audiovisual e analisados os principais itens.
As aulas serão expositivas em que a professora irá analisar os diversos editais existentes no audiovisual e ensinar como elaborar um projeto voltado para o edital.
O curso Editais no Audiovisual é composto de 6 aulas:
AULA 1 – Editais no audiovisual: de onde vieram, para onde vão? Só quero escrever! Por que devo conhecer editais? Tipos de Editais no Audiovisual: produção, desenvolvimento, pós-produção, etc. Editais públicos e privados. Editais nacionais (MINC), Estaduais e Municipais. Abrindo um Edital – visão geral, principais itens. Tarefa para alunos: pesquisar editais no município/estado em que residem.
AULA 2 – Destrinchando um Edital. Principais editais para roteiristas: desenvolvimento de longas e séries, produção de curtas. Edital de Desenvolvimento: quais? Principais itens. Edital de Produção de Curta: quais? Principais itens. Apresentação e Relevância de um projeto: o que escrever? Tarefa para alunos: escrever a apresentação e relevância de um projeto pessoal.
AULA 3 – Sinopse, argumento, público-alvo, cronograma. Sinopse e argumento: argumento para série? Público-alvo, Estimativa de público. Cronograma de execução. Tarefa para alunos: definir público-alvo e elaborar cronograma.
AULA 4 – Orçamento e estratégia de financiamento. O que é um orçamento? Orçamento de desenvolvimento: o que incluir? Orçamento para produção: o que incluir? E se o valor não for suficiente? Posso complementar com outras fontes? O que não pode ficar de fora! Tarefa para alunos: fazer o orçamento do seu projeto (escolher se voltado para desenvolvimento ou produção).
AULA 5 – Demais itens de um edital. Anexos. Documentação. Contrapartidas: o que é? O que propor? Dúvidas finais. Tarefa para alunos: elaborar contrapartida para o projeto.
AULA 6 – Apresentação dos trabalhos. A ideia é que os alunos apresentem algum item do seu projeto e se faça um debate com a turma. E se meu projeto for aprovado? Prestação de contas? Relatórios?
DE R$ 450,00 por R$ 225,00!
Curso de Continuísta: Princípios da continuidade em projeto audiovisual
O que faz um continuísta?
O continuísta dá continuidade as cenas de um projeto audiovisual, acompanhando a sua gravação e providenciando para que cada cena, seja retomada no mesmo ponto e da mesma maneira com que foi interrompida. No mercado, a gente costuma dizer que o continuísta representa a pós-produção no set de filmagem. Porque cabe ao continuísta “garantir” a montagem entre uma cena e outra, entre um plano e o próximo, desde que respeitado o estilo da direção para o projeto. De forma geral, pode-se dizer que o continuísta é a voz da edição no set de filmagem, fazendo a ponte entre todos os departamentos.
O curso de Continuísta é composto por 3 aulas, confira o conteúdo de cada aula:
Aula 1:
- Apresentação pessoal
- Quadro de funções no audiovisual
- “Shooting for editing”: importância do continuísta numa obra audiovisual
- Tripé: roteiro, direção, edição (pré, filmagem e pós)
- Termos do audiovisual: definição de plano e de sequência
- Início da continuidade: histórico, exemplos
- Exercício: análise de cena de filme
Aula 2
- Conceito de continuidade: Fitert, Ancine e na prática
- Tipos de continuidade: de cena, de ação, de diálogo, de posição, de emoção, de direção (sentido) e temporalidade
- Construção da narrativa visual: “clássica” (master e coberturas, plano e contra plano), “moderna” plano sequência
- Conceitos de corte: “raccord” e “faux raccord”
- Cenas de filmes
- Gráfico emocional dos personagens / condutor da narrativa
- Exercício: trazer página de roteiro para decupagem de continuidade durante próxima aula
Aula 3
- Atributos do continuísta: memória do filme
- Construção da memória do filme: as oito etapas de leitura do roteiro
- Exemplo de roteiro com marcações de pré
- Exercício: leitura (minutagem e quebra dos oitavos) e marcação dos roteiros dos alunos
- Programas de continuidade
- Relação do continuísta com demais membros da equipe
- Etiqueta de set
- Diferença da continuidade para TV, cinema e publicidade
- Mercado de trabalho
DE R$ 380,00 por R$ 190,00!
Curso Produção Audiovisual para Roteiristas
Entender de produção audiovisual, é fundamental para que o roteirista se destaque com seu trabalho! Esse conhecimento o ajuda a pensar em aspectos essenciais na construção da história, principalmente, quando falamos de orçamento, efeitos e tantas outras questões fundamentais para produção nacional.
Além disso, entender um pouco da produção em si, ajuda a aumentar suas chances na participação de editais.
Pensando na importância desse conhecimento, preparamos o curso Produção Audiovisual para Roteiristas! O curso é composto por 3 aulas com duração de 2 horas cada. As aulas iniciam dia 09 de setembro e acontecem sempre às segundas e quartas das 19h às 21h, oferecidas 100% online via zoom.
O que o aluno irá aprender no Curso Produção Audiovisual para Roteiristas?
Aula 1:
– O que é produção;
– As etapas da produção;
– Principais funções – chefes departamentais.
Aula 2:
– Quebra de roteiro e cronograma;
– Entendendo como orçar seu roteiro.
Aula 3:
– Bíblia de venda;
– Estratégias de marketing;
– Editais e distribuição.
DE R$ 300,00 por R$ 150,00!
Curso Análise de Projetos para curadoria, script doctoring e análise para produtoras
O objetivo do curso é ensinar ao aluno como realizar a análise de um projeto, seja para participar de festivais e concursos como curador, para realizar consultorias e script doctoring ou para trabalhar no setor de desenvolvimento de uma produtora analisando projetos.
O curso é composto de 4 aulas:
AULA 1: Entendendo as bases da análise de roteiros e projetos
- Fundamentos da análise.
- O que levar em conta ao analisar o projeto de alguém. (o que procurar, o que ignorar) Como exercer seu senso crítico x gosto pessoal.
- Leitura analítica. Como otimizar o tempo.
- Aprendendo a analisar logline. (como saber se uma logline é eficiente)
AULA 2: Tom, linguagem e postura ao analisar o trabalho de alguém
- Como escrever um feedback/parecer baseado nos pontos-chave.
- Que tom usar em diferentes tipos de feedback?
- Sendo assertivo, mas ainda encorajador (características essenciais de um doctor)
- Conhecendo mais sobre narrativas textuais para analisar conteúdos audiovisuais.
- Compreendendo personagens e seus arcos.
- Aprendendo a analisar sinopses (o essencial para uma boa sinopse)
AULA 3: Diferentes tipos de análise
- Diferentes tipos de apresentação de análise: festivais, curadoria, parecer, desenvolvimento de produtoras, script doctoring para roteiristas.
- Análise, consultoria, e doctoring. Crítica de cinema e TV.
- Entendendo cada festival e seus próprios guidelines.
- Parâmetros para atribuir notas.
- Entendendo a trama (arco dramático).
- Aprendendo a analisar argumentos (os pontos-chave de um argumento)
AULA 4: Dominando a análise de roteiros e projetos
- Estrutura e pontos principais de um roteiro de curta/longa ou piloto.
- Elementos principais de um projeto audiovisual.
- Bagagem cultural para comparativos.
- Dominando a parte técnica.
- Análise e gêneros.
- Dissecando a estrutura.
- Aprendendo a analisar um curta.
DE R$ 300,00 por R$ 150,00!
Oficina de Produção Executiva Criativa para Cinema e TV
O Roteiros e Narrativas tem o prazer de apresentar mais um curso, oficina de Produção Executiva Criativa para Cinema e TV! Desde a criação da possibilidade de capturar e reproduzir imagens em movimento, em 1895 com o advento do cinematógrafo, a humanidade viu acontecer uma transformação cultural, social, tecnológica e econômica no mundo. Isso revolucionou da comunicação à arte e seguiu evoluindo e se transformando ao longo dos anos.
No início tínhamos apenas experimentos sem som, até o surgimento de grandes obras cinematográficas, passando pela televisão, chegando à internet, celular e redes sociais. Mesmo que em mais de um século de história tenhamos avançado tanto, a produção e o consumo do audiovisual ainda está em completa transformação.
Com o desenvolvimento da tecnologia, o isolamento social e o crescimento massivo de serviços de vídeo sob demanda vimos surgir um novo paradigma, que traz o audiovisual cada vez mais como parte essencial da vida humana e também como múltiplas oportunidades de negócios. Para se ter dimensão, a indústria audiovisual no Brasil representa uma porcentagem no PIB superior à indústria farmacêutica, gerou mais de 300 mil empregos, em 2019, direta e indiretamente, e foi um dos setores fortemente afetados pela pandemia de Covid-19.
Nesta oficina veremos os principais aspectos e possibilidades de se trabalhar com audiovisual utilizando-se da produção criativa. Traremos estratégias eficazes para a transformação de ideias em projetos competitivos, além de estabelecer os principais parâmetros e métodos para acessar recursos, e transformá-los em projetos de impacto e relevância, dentro da sua comunidade, com a classe artística e o mercado audiovisual.
Qual é os conteúdos das aulas?
AULA 1 – LEIS DE INCENTIVO E A PRODUÇÃO CRIATIVA
- O que são as leis e fomento à cultura no Brasil
- Lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet) e a visão do mercado para empresas nacionais e multinacionais
- Ancine
- Lei do Audiovisual
- Condecine e FSA
- Lei Aldir Blanc
- Lei Paulo Gustavo
- Uma linguagem própria e brasileira
- Principais aspectos de uma produção criativa e porque isso faz diferença
AULA 2 – ASPECTOS CRIATIVOS
- Direção e técnica audiovisual são importantes, mas uma equipe é ainda mais
- Um método para expandir seu domínio de linguagem e elaboração de projetos para audiovisual no Brasil
- Construindo repertório: Estudo de caso de curtas brasileiros contemporâneos
- Roteiro para cinema e audiovisual no Brasil
- Dirigindo não atores
- Métodos de abordagem no cinema documentário
- Escolha temática e relevância
- Encontre a sua voz e a voz coletiva ao seu redor!
AULA 3 – AMADURECENDO PROPOSTAS
- Ideia
- Forças e fraquezas
- Estruturação
- Argumento
- Direito autoral e P.I.
- Roteiro e outros documentos
- Logline
- Sinopse
- Resumo / Argumento
- Justificativa
- Público alvo
- Objetivos
- Metas
- Cronograma
- Equipe
- Orçamento
AULA 4 – PLANO DE NEGÓCIOS
- O que é um plano de negócios
- Estudo de caso
- Apresentação de projetos da turma
DE R$ 400,00 por R$ 200,00!
Não perca essa chance!