Qual o segredo para escrever bem?
Existem atalhos para construir uma boa narrativa?
Bom, em primeiro lugar as técnicas para se escrever bem, nunca foram segredo, na verdade, sempre estiveram ao alcance de todos e já faz um bom tempo que está. Estamos falando de um texto mais antigo que Jesus Cristo!
Portanto, se você está indeciso em que curso ingressar, aqui você economiza seu dinheiro e terá tudo que você precisa saber para começar a escrever!
Então, o que é um atalho? Se não um caminho mais curto para seus objetivos? E sim, se considerarmos a origem de todo ensinamento perante a criação de histórias, este atalho existe e você conhecerá ele agora!
Existe um texto que é a fundação de todos os outros textos, livros e cursos que você conhece hoje. Não é um texto longo, sendo que suas 100 páginas resume tudo que você precisa saber para escrever bem uma história, independente de qual seja (pode ser conto, livro, roteiro de curta, série, filme, etc).
Assim como uma nascente de um rio atravessa um continente e desemboca em oceanos, o texto “Poética” de Aristóteles é a nascente de todo ensinamento que você encontra nos cursos atuais de roteiro. Incluindo, é claro, grandes masterclasses como dos roteiristas Aaron Sorkin e David Mamet.
Link da wikipedia em “Aaron Sorkin” e “David Mamet”.
Qual a prova de que esse texto é realmente um atalho para escrever bem?
Você já ouviu falar de Shakespeare? Ou Miguel de Cervantes? Bom, esses são apenas dois exemplos de autores que respeitam ao pé da letra os ensinamentos de Aristóteles. E o resultado disso é a imortalidade de suas obras.
Link da wikipedia em “Shakespeare” e “Miguel de Cervantes”: de exemplos temos em todas as histórias bem sucedidas, cabe a você notá-las após conhecer os ensinamentos de Aristóteles.
Vamos entender por que a Poética de Aristóteles é a fundação de todo(a) escritor(a)!
Você tem interesse em entrar nessa área, construir uma carreira como escritor(a)? Você já pesquisou cursos, já fez alguns e continua estudando para aperfeiçoar sua arte? Ótimo!
O estudo é essencial, uma verdade absoluta para nós escritores é de que: escrevemos o que sabemos. Portanto, é preciso saber para escrever bem! Óbvio, certo?
E se entendermos as principais regras na construção de uma história? Entendermos a base, a estrutura de toda história? Isso mesmo, toda história! Não é estranho dizer que isso alavancará e muito seu conhecimento na hora de sentar e escrever o que tanto ama!
Mas, você deve estar pensando: “Mais um artigo falando sobre 3 atos: começo, meio e fim. Introdução, desenvolvimento e conclusão”. Bom, Aristóteles vai muito, além disso.
No texto “Poética” de Aristóteles, escrito à 335 a.C. Ele define as principais regras de uma história bela, isto é, uma história bem contada!
Como você pode adquirir esse conhecimento para escrever bem?
Calma, eu não vou te vender mais um curso.
Para adquirir esse conhecimento, além, é claro, de comprar o livro “A Poética de Aristóteles”, ou baixá-lo de graça e em PDF neste link. Há uma nova opção, gratuita, produzida especialmente para você! Leia até o final e você não se arrependerá!
Neste texto, você encontrará os fundamentos da escrita de qualquer história. Aristóteles analisa e define quais regras foram usadas para a criação das mais belas peças de teatro feitas na época.
Certamente estamos falando da Grécia antiga, portanto há de se entender que o que está escrito no texto vem como referências as odisséias e tragédias.
Caso você ache o texto denso e complexo de compreender, não tema, há uma alternativa feita com muito carinho para você, onde você poderá compreender os ensinamentos do pai da lógica, o mestre das estruturas e quem melhor definiu a palavra “arte” em toda nossa história!
Entretanto, o melhor de tudo, é de graça e você pode ouvir no conforto do seu sofá!
O seu atalho está aqui!
Na série de podcast “Introdução ao Roteiro”, foram produzidos 6 episódios com tudo que você precisa saber para escrever sua história!
Segue link para “Introdução ao Roteiro”.
Uma análise minuciosa e uma adaptação contemporânea dos ensinamentos da Grécia antiga para os dias atuais. Com referências fáceis de compreender e lhe oferecendo ferramentas para você usufruir na hora de sentar e escrever o que tanto ama!
A série é formada por 6 episódios, com episódios: “Introdução”, “A poética de Aristóteles (parte 1, 2 e 3)”, “Estruturas Narrativas” e por fim “Elementos do Roteiro”.
Assim, além de se aprofundar na base do que é escrever uma história, dos episódios 2, 3 e 4, você terá acesso à valiosos ensinamentos sobre a escrita de roteiros cinematográficos. Então, não vai perder essa oportunidade, vai?
A série foi produzida com edital de incentivo à cultura, portanto é e sempre será de graça para você que quer crescer em sua carreira de escritor(a)!
Aliás, o podcast foi muito bem recebido em todo o Brasil, para ver alguns depoimentos siga a página oficial do projeto no Instagram: @introroteiro
Segue link para a página “@introroteiro”:
Eu te espero por lá e boas escritas!
Esse é o primeiro de uma série de texto de pessoas que assim como eu, ama o audiovisual e querem compartilhar com outras pessoas essa paixão! Conheçam um pouco mais nosso convidado da semana!
Clack Cesar
Formado em Cinema e Audiovisual, com estudos focados em roteiro e narrativa. Sou designer gráfico e escritor independente. No momento estou escrevendo um livro de ficção intitulado “A sátira de Ricky Nowak” e enfrento as mesmas dificuldades (para não falar dores) que todo escritor enfrenta. Criador da série “Introdução ao Roteiro”, minha intenção é ajudar todos que tem o mesmo sonho que o meu, que é escrever o que tanto ama.