Laboratório de Desenvolvimento de Argumento
A metodologia usada no laboratório de desenvolvimento de argumento é a técnica das 8 sequências (The sequence approach) de Frank Daniels, muito difundida nos cursos de roteiro nos EUA e amplamente utilizada pela indústria cinematográfica de Hollywood. Por dois anos consecutivos o prêmio de melhor roteiro no FRAPA foi para roteiros escritos a partir desse método. Frank Daniels, foi um famoso roteirista, produtor e diretor tcheco, com formação no VGIKInstituto Russo de Cinema, a mais antiga faculdade de cinema do mundo. Foi decano da Escola de Cinema de Praga e em 1968, se mudou para os Estados Unidos, onde
permaneceu na área de educação cinematográfica, tendo atuado como professor do American Film Institute (AFI); copresidente da divisão cinematográfica da Escola de Artes da Universidade de Columbia; diretor artístico do Sundance Institute de Robert Redford e o primeiro reitor da Escola de Cinema-Televisão da Universidade do Sul da Califórnia (USC).
Daniel desenvolveu uma teoria (segundo ele herdada pelos realizadores desde o cinema mudo) que utiliza a tecnologia de projeção inicial como referência para a criação de roteiros. Na época, os filmes eram projetados em película e cada película possuía diversos
rolos de filme, exibidos sequencialmente. Cada rolo tinha entre 10-15 minutos de tempo de tela. A partir disso, Daniel propunha um formato de escrita parecido com o utilizado no primeiro cinema, em que se pensasse a escrita como sequências equivalentes à duração de um rolo. A abordagem de sequência de Daniel divide o roteiro então em 8 sequências, cada uma delas pensada como um microfilme. Ele dividia sua estrutura geral em 3 atos, subdivido nas sequências.
Segundo a lenda, a metodologia de Frank Daniel foi um segredo guardado a sete chaves entre seus alunos durante anos. Em 1996, Frank Daniel faleceu e vários de seus pupilos lançaram luz sobre a estrutura (que deixou de ser tão secreta) e essa nova geração de alunos acabou popularizando o formato com livros e estudos que se inspiravam na teoria de Daniel. A estrutura é muito dinâmica, não tem tantos ‘beats” pré-definidos e pode ser utilizada em filmes de diversos gêneros e formatos como, por exemplo: Velocidade Máxima, Força Aérea Um, Se7en, O Sexto Sentido, Borat, Missão Madrinha de Casamento, O que fazemos nas sombras, A Primeira Noite de um Homem, Sideways, Quero ser John Malkovich, A Origem entre outros. Com bons pontos de virada que conectem bem as sequências e não as façam parecer episódios desconexos e colados, a estrutura pode ser utilizada nos mais diversos tipos de obras.
Uma das coisas mais interessantes dessa estrutura é que ela pode ser utilizada meramente como metodologia. Assim, em vez pensar a história como um todo, do começo ao fim, é possível construir a história em etapas, com pequenos segmentos que levam a história adiante. Em vez de se preocupar com as 90 ou 120 páginas que necessita escrever, o roteirista se preocupa com as 15 primeiras, e depois com as 15 próximas, e assim por diante. Cada segmento pode ser pensado tendo em vista a responder uma tensão dramática (ou uma pergunta dramática) que se apresenta, se desenvolve e tem como resolução um gancho que faz a história continuar progredindo. O formato também é muito positivo para se pensar na escrita do 2º ATO. Ele não tem a mesma quantidade de beats que o paradigma de Blake Snyder, por exemplo, e por isso mesmo consegue guiar a escrita sem deixá-la tão previsível. Aqui, o segundo ato funciona como uma escada de quatro degraus que devem progredir logicamente em intensidade até resolver a tensão dramática do 1º e 2º Ato.
Qual é o formato do laboratório de Desenvolvimento de Argumento?
O laboratório tem um formato de teoria e prática de escrita, além da discussão das tarefas semanais escritas por todos.
Ao todo são 12 encontros, sendo 6 pessoas por turma. Os encontros aconteceram às terças das 19:30h às 22 horas. As aulas começam dia 28 de maio.
Confira o conteúdo das aulas: 1. Jornada emocional – 2. Promessa da Virgem – 3. As 8 sequências – 4. Prática de escrita de argumento – 5. Técnica de Reescrita – 6. Prática de reescrita de argumento
Conteúdo programático:
- Jornada emocional
- Promessa da Virgem
- As 8 sequências
- Prática de escrita de argumento
- Técnica de Reescrita
- Prática de reescrita de argumento
Cronograma
- Encontro 1 – Jornada emocional
- Encontro 2 – Promessa da virgem
- Encontro 3 – As 8 sequências
- Encontro 4 – Sequência 1 e 2
- Encontro 5 – Sequência 3 e 4
- Encontro 6 – Sequência 5 e 6
- Encontro 7 – Sequência 7 e 8
- Encontro 8 – Reescrita sequência 1 e 2
- Encontro 9 – Reescrita sequência 3 e 4
- Encontro 10 – Reescrita sequência 5 e 6
- Encontro 11 – Reescrita sequência 7 e 8
- Encontro 12 – Encerramento
Pré-requisitos: Conhecimento básico de roteiro e uma ideia de longa-metragem na cabeça para desenvolver.
Produto final: Argumento de 8 a 12 páginas + um One Page (documento contendo logline e sinopse).
Quem ministra os encontros?
Gutto Gomide é produtor, diretor e roteirista em Florianópolis. Formado em Cinema pela UFSC, participou do Programa New Voices pra roteiristas estreantes com bolsa da Fullbright Brasil em 2021. Desde então, fundou a produtora Audrey filmes, onde se dedica a criar histórias com protagonismo LGBTQIA+ e a auxiliar outros roteiristas a criarem seus próprios projetos através do laboratório de desenvolvimento Queer Voices.
Qual é o investimento?
O valor do investimento para o Laboratório de Desenvolvimento de Argumento, usando a técnica das 8 Sequências com 12 encontros, é de R$ 850,00. O pagamento pode ser feito via PIX ou dividido no cartão de crédito. As aulas serão ao vivo e gravadas, os alunos receberão o link da gravação no dia seguinte, pelo whats do grupo. Ao final, os alunos receberam o certificado de participação.
Para fazer sua matrícula preencha o formulário de inscrição aqui! Logo vamos entrar em contato! Dúvidas? Deixe nos comentários.