Cursos

Curso Roteiro para Teatro

O Curso Roteiro para teatro, funcionará como uma oficina prática, que visa estimular a escrita dramatúrgica para teatro através de cenas curtas pautadas por temas contemporâneos, em diferentes gêneros.

Uma oficina prática que visa estimular a escrita dramatúrgica para teatro através de cenas curtas pautadas por temas contemporâneos, em diferentes gêneros. A proposta é, através de leituras de textos clássicos e contemporâneos, discussão sobre a dramaturgia universal e exercícios de dramaturgia em aula, cada aluno produzir cenas curtas, incentivando a reflexão sobre a estrutura clássica, motivação da personagem e a importância de diálogos criativos.

Metodologia das aulas

Falar sobre dramaturgia hoje em dia, as dificuldades e facilidades de um autor nos tempos de hoje, o autor empreendedor. Ler algumas cenas de textos clássicos e atuais, e fazer exercido de dramaturgia em aula e comentar. Será pedido algumas cenas para serem escritas para comentar no encontro seguinte. Leitura e comentário das cenas escritas. Debates com os alunos sobre cada cena. Além de ler mais peças e praticar mais exercícios de escrita. Mostrar cenas de peça para comparar com o texto escrito e encenado. Fechamento final, podendo haver leitura dramatizada e indicação de bibliografia de leitura.

Cronograma das aulas

Ao todo teremos 4 aulas, com início no dia 13/08, as aulas acontecerão as terças e quintas (15, 20 e 22 de agosto), sempre das 19h às 21h. As aulas são 100% online pelo Zoom, mas também vamos gravar e enviar as gravações para os alunos no dia seguinte. Os alunos terão acesso ao grupo no whats com a professora e alunos para trocas e para tirar dúvidas. Os alunos receberão, materiais complementares e também o certificado ao final do curso.

Investimento

O valor do curso é de R$ 350,00 pode ser pago via PIX ou dividido no cartão de crédito. Para fazer sua matrícula, é só clicar aqui

Quem ministra?

Renata Mizrahi

Dramaturga, diretora e roteirista.

É vencedora do Prêmio Shell 2014 por “Galápagos”, direção de Isabel Cavalcanti. Por Galápagos também foi indicada ao Prêmio Cesgranrio 2014 por “Galápagos” e ao Prêmio APTR 2014. A peça foi lida na Cuny University em Nova York. Também venceu os prêmios Zilka Salaberry de Melhor Texto em 2012 e 2010, pelas peças “Coisas que a gente não vê”, direção de Joana Lebreiro e “Joaquim e as estrelas”, direção de Diego Molina. Seu texto inédito, CORINGA, recebeu menção honrosa no Prêmio de Dramaturgia Carlos Carvalho 2022. Foi indicada a melhor texto, direção e preparação Corporal no Prêmio Cbtij de Teatro infantil 2023 pela sua peça GABRIEL SÓ QUER SER ELE MESMO. Foi indicada a melhor texto por “Silêncio!” nos Prêmios FITA 2014 e Prêmio Cesgranrio 2014. A peça ganhou prêmio Cesgranrio 2014 de melhor atriz para Suzana Faini, que também foi indicada ao Prêmio Shell. O ator Jitman Vibranovski ganhou o Prêmio de Melhor ator FITA 2014 ao lado de Suzana Faini, que ganhou melhor atriz. Foi indicada a melhor texto por “ Os sapos” nos Prêmios Cesgranrio e ao FITA 2013 de Melhor Texto e Revelação de Melhor Direção. A peça ganhou prêmio FITA 2014 de melhor atriz para Verônica Reis e melhor atriz coadjuvante para Paula Sandroni. Foi indicada a Melhor Texto por “Marrom- Nem Preto, Nem Branco?” no Prêmio Zilka Salaberry 2017, Prêmio CBTIJ(2017) e no Prêmio Botequim Cultural direção de Marcelo Alonso Neves. Foi indicada a melhor texto adaptado por “Ludi Na Revolta da Vacina”, adaptação do livro de Luciana Sandroni nos Prêmio CBTIJ(2017) e no Prêmio Botequim Cultural 2017. Foi indicada ao Prêmio Zilka Salaberry 2013 pelo texto infantil “Nadistas e Tudistas”, com direção de Daniel Herz . Escreveu “Chica da Silva – O Musical”, direção de Gilberto Gawronski. A peça recebeu Prêmio Shell de melhor atriz (Vilma Melo). (estreou em 2016) entr outros projetos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *