Cursos

Curso Roteiro para Novela

Descubra no Curso Roteiro para novela, o que faz uma novela ser sucesso?  Escrevemos para quem?  

Novela é radiofônica, nasceu para vender sabonete, mas ao longo do tempo tornou-se uma paixão nacional.  É uma produção potente e com uma dramaturgia muito particular. Esta máquina de construir sonhos, coloca o autor num processo de escrita em escala industrial, onde seu poder de fabulação é levado ao limite.

Quando uma novela vai ao ar, tudo pode acontecer, afinal é uma escola de samba imensa que é colocada na avenida todos os dias.   É escrever colado na produção, entendendo que cada decisão dramatúrgica envolve muito dinheiro, mas também é uma fábrica de sonhos. Uma aposta na história que pode conquistar o público, é a alma do folhetim entrando na casa das pessoas, dialogando com elas e se retroalimentando. Novela é uma crônica do nosso tempo.

Pensando em quanto nós amamos novela, criamos esse curso para escrita de roteiros para novelas! Em 10 aulas o aluno irá aprender tudo o que precisa para começar a escrever esse formato único!

O que você vai aprender no Curso Roteiro para Novela?

No curso “Introdução ao roteiro de novela”, o aluno vai conhecer a engenharia desta obra aberta através da experiência de uma autora/colaboradora que durante quinze anos escreveu 9 novelas – sendo uma delas com dois anos de duração.

Foram meses escrevendo diariamente, um capítulo por dia, num prazo de vinte e quatro horas. Serão aulas expositivas onde este cotidiano será compartilhado com os alunos. É melodrama na veia, é máquina de criar plot, é diversão e responsabilidade social. É telenovela.

Conteúdo das aulas

Semana 1 – Telenovela brasileira, crônica do nosso tempo.

Aula 1 – As novelas de ontem e de hoje – a influência das séries e games na construção narrativa. O que não mudou. A responsabilidade social da telenovela.

Aula 2 – As chaves do folhetim – uma história que se desdobra, o poder da fabulação. O dilema moral. A engenharia de uma obra aberta que cada vez mais… é menos aberta.

Semana 2 – Cada autor cabeça, uma sentença.

Aula 3 – As particularidades deste tipo de trabalho. A criação de uma sinopse: história principal e paralelas.

Aula 4 – As portas de fuga, o mapa dos núcleos – o quem conhece quem-, o perfil dos personagens.

Semana 3 – A estrutura do capítulo e a escaleta

Aula 5 – A importância do primeiro capítulo. A estrutura espinha de peixe – tudo caminha para o gancho. O balanceamento de um capítulo, os alívios cômicos.

Aula 6 – A escaleta e os balizadores de produção, montagem e observação de capítulo – levantar as pontas soltas, os erros de continuidade.

Semana 4 – Cena e diálogo

Aula 7 – Tipos de cena. Cenas coral, cenas de ação, cenas românticas, cenas médicas, jurídicas, históricas e merchandising. O desenho de cena.

Aula 8 – O que faz um bom diálogo? O poder do bordão, a reiteração da informação e o uso das rubricas.

Semana 5 – O inferno e o paraíso de escrever novela.

Aula 9 – Reescrever a novela no ar – o maior dos infernos. Viramos uma máquina de plots.

Aula 10 – O prazer de se divertir vendo a novela no ar. O fechamento das tramas e a coerência da história.

Obs: As aulas sobre capítulo e cena, contarão com a exibição de um primeiro capítulo de novela e cenas avulsas que serão analisadas junto com os alunos.

Quem Ministra as aulas?
Valéria Motta

Jornalista e roteirista, migrou do mercado editorial – foram 9 anos na Ed. Objetiva como assistente editorial da área nacional – para a TV Record em 2006. Durante 15 anos, colaborou em 10 novelas, sendo elas: “Bicho do Mato” de Cristianne Fridman e Bosco Brasil; “ Amor e Intrigas” de Gisele Joras; “ Chamas da Vida” de Cristianne Fridman; “ Bela, a feia”, de Gisele Joras; as duas temporadas de “ Rebelde”, de Margareth Boury e Emílio Boechat ; “ Dona Xepa” e “ Escrava Mãe” de Gustavo Reiz e as bíblicas: “ Apocalipse” de Vivian de Oliveira e “ Gênesis” de Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro. . É co-autora do livro ¨Último Dia de aula” (Objetiva) junto com Nara Franco e escreveu dois seriados: “A Secretaria do Presidente”, de Emilio Boechat (Multishow) e “Confissões de Adolescentes” de Euclydes Marinho e Daniel Filho (TV Bandeirantes e TV 5, França).

Valor do investimento: R$ 750,00

Você pode pagar via pix ou dividir no cartão de crédito.

Período das aulas: 28 de setembro, 03, 05, 10, 17, 19, 24, 26, 31 de outubro e 07 de novembro, sempre das 19h às 21h, via Meet.

O aluno recebe material didático, as gravações das aulas e certificado.

Para fazer sua matrícula acesse aqui.

Dúvidas deixa nos comentários.

2 thoughts on “Curso Roteiro para Novela

  • Estou muito interessada no curso de roteiro para novela e gostaria de saber em quantas vezes posso parcelar no cartão?

    Resposta
    • Olá vc pode escolher a quantidade de parcelas, só que após uma quantidade tem os juros da operadora de cartão.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *