Skip links
Curso como fazer pesquisa de conteúdo para o audiovisual

Curso como Fazer Pesquisa de Conteúdo para o Audiovisual? 

A pesquisa para construção de narrativas audiovisuais, é extremamente importante. Mas, para que seja realizada uma boa pesquisa, é preciso aprender alguns métodos, procedimentos e fontes que podem ser utilizadas. Nesse curso o aluno aprenderá a realizar pesquisa para os mais diferentes campos no audiovisual. 

Conteúdo das Aulas: 

Aula 1 – A pesquisa de conteúdo

1. Apresentação do curso.

2. Pesquisa. O que é?

3. A quem serve?

4. Quais os tipos?

  • Pesquisa de texto
  • Pesquisa de pauta e personagem
  • Pesquisa de imagem  (pesquisa de referência)

5. Níveis de senioridade de pesquisadores e as competências e habilidades em cada nível.

6. Evolução e possíveis upgrades de carreira: roteirista, assistente de direção, cenografia e figurino.

Aula 2 – Pesquisa para Dramaturgia

1. Especificidades do produto

2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.

3. O pesquisador na sala de roteiro (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais).

  • Argumento e sinopse
  • Escaleta e roteiro

4. As etapas de participação do pesquisador de texto (concepção, desenvolvimento, produção, exibição).

5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós- produção, desprodução).

ESTUDOS DE CASOS: a pesquisa de texto e imagem para:

  • JOIA RARA
  • SALVE JORGE
  • A DIARISTA

Aula 3 – Pesquisa para Documentários (Longa, curta e séries documentais)

1. Especificidades do produto

2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.

3. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais).

  • Documentário com material de arquivo
  • Documentário centrado em personagens
  • Docu-reality

4. As etapas de participação do pesquisador de texto e personagem

(concepção, desenvolvimento, produção).

5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós- produção, desprodução).

ESTUDOS DE CASOS:

  • Questões éticas.
  • Se o(s) personagem(ns) forem as estrelas do doc.
  • A inviabilidade de um documentário.

Aula 4 – Pesquisa para Variedades

1. Especificidades do produto

2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.

3. Produtos:

  • Linha de shows
  • Talk shows/entrevistas
  • Reality e game shows
  • Programa de variedades com plateia
  • Revistas eletrônicas

4. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais). Espelho dos programas.

5. As etapas de participação do pesquisador de pauta e personagem (concepção, desenvolvimento, produção, edição, exibição).

6. As etapas de participação do pesquisador de imagem (desenvolvimento, produção, edição, exibição).

ESTUDOS DE CASOS: Os Melhores Anos, Tá Brincando e Amor & Sexo.

Aula 5 – Pesquisa de Conteúdo para Redes Sociais e Podcasts

1. Especificidades do produto

2. Em que difere o pesquisador para redes sociais e podcasts dos pesquisadores do audiovisual (TV, cinema e streaming)

3. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto (CANAL DO YOUTUBE, PODCAST) e suas especificidades.

4. As etapas de participação do pesquisador de conteúdo (concepção, desenvolvimento, produção, edição, exibição).

Aula 6 –  IA Generativa na Pesquisa de Conteúdo para o Audiovisual

1. Introdução à IA Generativa

O que é IA generativa e quais as principais.

Exemplos práticos de ferramentas e aplicações para a pesquisa de conteúdo.

2. Vantagens e Potenciais da IA para Pesquisadores de Conteúdo

Otimização de tempo e produtividade.

Personalização e análise de tendências.

Apoio na geração de pesquisas.

3. Limitações e Riscos do Uso de IA na Pesquisa de Conteúdo

Falhas, imprecisões e “alucinações” (informações falsas ou inventadas).

Risco de desinformação.

Vieses algorítmicos e perpetuação de estereótipos.

Dependência excessiva e perda da originalidade criativa.

4. Questões Éticas Fundamentais

Transparência: como informar o uso de IA na produção e na pesquisa de conteúdo.

Responsabilidade sobre o conteúdo gerado e checagem de fatos.

Inclusão e diversidade: evitar reforço de preconceitos e garantir pluralidade de vozes.

5. Impactos no Mercado e nas Profissões do Audiovisual

Transformação de funções e surgimento de novas demandas profissionais (hibridização entre criatividade e tecnologia).

Substituição versus colaboração entre humanos e IA.

6. Boas Práticas para Uso Responsável de IA em Pesquisa de Conteúdo

Avaliação crítica e validação humana dos resultados gerados pela IA.

Desenvolvimento de políticas internas de uso de IA.

Busca por ferramentas transparentes e comprometidas com ética e diversidade.

Quem ministra?

Gus Chagas

Gus Chagas é publicitário formado pela UFRJ. Tem formação executiva em Filme & TV pela FGV. Atua na indústria audiovisual há 16 anos, na área da Pesquisa de Conteúdo e de Análise de Roteiro. Foi coordenador de Dramaturgia, supervisor executivo de Variedades e de Pesquisa de Conteúdo no departamento de Desenvolvimento Artístico da Globo. Atuou como parecerista de roteiros e projetos de novelas, minisséries e documentários, e de programas de auditório, reality e game shows. Como pesquisador de conteúdo trabalhou no desenvolvimento de produtos da Globo como Cama de Gato, Araguaia, Avenida Brasil, Joia Rara, Salve Jorge, Adnight, Tá Brincando, Se Joga e De Propósito, entre outros, e de documentários e séries dramáticas para a Primo Filmes, Formata e O2 Filmes.

As aulas acontecem nos dias 28 de maio, 2, 4, 9, 11 e 16 de junho e acontecem sempre das 19h às 21h, oferecidas 100% online, ao vivo pelo zoom.

Os alunos terão acesso ao grupo no WhatsApp com o professor e alunos para trocas e para tirar dúvidas, receberão materiais complementares, também o certificado ao final do curso e a gravação da aula no dia seguinte.

O valor do curso é R$ 430,00, pode ser pago via PIX ou dividido no Cartão de Crédito.

Para fazer SUA INSCRIÇÃO AQUI. Dúvidas? Envie para o e-mail: contato@roteirosenarrativas.com.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.