
Curso como Fazer Pesquisa de Conteúdo para o Audiovisual?
A pesquisa para construção de narrativas audiovisuais, é extremamente importante. Mas, para que seja realizada uma boa pesquisa, é preciso aprender alguns métodos, procedimentos e fontes que podem ser utilizadas. Nesse curso o aluno aprenderá a realizar pesquisa para os mais diferentes campos no audiovisual.
Conteúdo das Aulas:
Aula 1 – A pesquisa de conteúdo
1. Apresentação do curso.
2. Pesquisa. O que é?
3. A quem serve?
4. Quais os tipos?
- Pesquisa de texto
- Pesquisa de pauta e personagem
- Pesquisa de imagem (pesquisa de referência)
5. Níveis de senioridade de pesquisadores e as competências e habilidades em cada nível.
6. Evolução e possíveis upgrades de carreira: roteirista, assistente de direção, cenografia e figurino.
Aula 2 – Pesquisa para Dramaturgia
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. O pesquisador na sala de roteiro (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais).
- Argumento e sinopse
- Escaleta e roteiro
4. As etapas de participação do pesquisador de texto (concepção, desenvolvimento, produção, exibição).
5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós- produção, desprodução).
ESTUDOS DE CASOS: a pesquisa de texto e imagem para:
- JOIA RARA
- SALVE JORGE
- A DIARISTA
Aula 3 – Pesquisa para Documentários (Longa, curta e séries documentais)
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais).
- Documentário com material de arquivo
- Documentário centrado em personagens
- Docu-reality
4. As etapas de participação do pesquisador de texto e personagem
(concepção, desenvolvimento, produção).
5. As etapas de participação do pesquisador de imagem (produção, pós- produção, desprodução).
ESTUDOS DE CASOS:
- Questões éticas.
- Se o(s) personagem(ns) forem as estrelas do doc.
- A inviabilidade de um documentário.
Aula 4 – Pesquisa para Variedades
1. Especificidades do produto
2. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto e suas especificidades.
3. Produtos:
- Linha de shows
- Talk shows/entrevistas
- Reality e game shows
- Programa de variedades com plateia
- Revistas eletrônicas
4. O pesquisador na equipe (papeis, deveres, responsabilidades, relação com os outros profissionais). Espelho dos programas.
5. As etapas de participação do pesquisador de pauta e personagem (concepção, desenvolvimento, produção, edição, exibição).
6. As etapas de participação do pesquisador de imagem (desenvolvimento, produção, edição, exibição).
ESTUDOS DE CASOS: Os Melhores Anos, Tá Brincando e Amor & Sexo.
Aula 5 – Pesquisa de Conteúdo para Redes Sociais e Podcasts
1. Especificidades do produto
2. Em que difere o pesquisador para redes sociais e podcasts dos pesquisadores do audiovisual (TV, cinema e streaming)
3. Tipos de pesquisa envolvidos no projeto (CANAL DO YOUTUBE, PODCAST) e suas especificidades.
4. As etapas de participação do pesquisador de conteúdo (concepção, desenvolvimento, produção, edição, exibição).
Aula 6 – IA Generativa na Pesquisa de Conteúdo para o Audiovisual
1. Introdução à IA Generativa
O que é IA generativa e quais as principais.
Exemplos práticos de ferramentas e aplicações para a pesquisa de conteúdo.
2. Vantagens e Potenciais da IA para Pesquisadores de Conteúdo
Otimização de tempo e produtividade.
Personalização e análise de tendências.
Apoio na geração de pesquisas.
3. Limitações e Riscos do Uso de IA na Pesquisa de Conteúdo
Falhas, imprecisões e “alucinações” (informações falsas ou inventadas).
Risco de desinformação.
Vieses algorítmicos e perpetuação de estereótipos.
Dependência excessiva e perda da originalidade criativa.
4. Questões Éticas Fundamentais
Transparência: como informar o uso de IA na produção e na pesquisa de conteúdo.
Responsabilidade sobre o conteúdo gerado e checagem de fatos.
Inclusão e diversidade: evitar reforço de preconceitos e garantir pluralidade de vozes.
5. Impactos no Mercado e nas Profissões do Audiovisual
Transformação de funções e surgimento de novas demandas profissionais (hibridização entre criatividade e tecnologia).
Substituição versus colaboração entre humanos e IA.
6. Boas Práticas para Uso Responsável de IA em Pesquisa de Conteúdo
Avaliação crítica e validação humana dos resultados gerados pela IA.
Desenvolvimento de políticas internas de uso de IA.
Busca por ferramentas transparentes e comprometidas com ética e diversidade.

Quem ministra?
Gus Chagas
Gus Chagas é publicitário formado pela UFRJ. Tem formação executiva em Filme & TV pela FGV. Atua na indústria audiovisual há 16 anos, na área da Pesquisa de Conteúdo e de Análise de Roteiro. Foi coordenador de Dramaturgia, supervisor executivo de Variedades e de Pesquisa de Conteúdo no departamento de Desenvolvimento Artístico da Globo. Atuou como parecerista de roteiros e projetos de novelas, minisséries e documentários, e de programas de auditório, reality e game shows. Como pesquisador de conteúdo trabalhou no desenvolvimento de produtos da Globo como Cama de Gato, Araguaia, Avenida Brasil, Joia Rara, Salve Jorge, Adnight, Tá Brincando, Se Joga e De Propósito, entre outros, e de documentários e séries dramáticas para a Primo Filmes, Formata e O2 Filmes.
As aulas acontecem nos dias 28 de maio, 2, 4, 9, 11 e 16 de junho e acontecem sempre das 19h às 21h, oferecidas 100% online, ao vivo pelo zoom.
Os alunos terão acesso ao grupo no WhatsApp com o professor e alunos para trocas e para tirar dúvidas, receberão materiais complementares, também o certificado ao final do curso e a gravação da aula no dia seguinte.
O valor do curso é R$ 430,00, pode ser pago via PIX ou dividido no Cartão de Crédito.
Para fazer SUA INSCRIÇÃO AQUI. Dúvidas? Envie para o e-mail: contato@roteirosenarrativas.com.br