Escrita

Como ter sucesso em uma história? Tenha um bom personagem!

Ter uma boa história, um bom enredo, um bom plano de fundo para contar sua história, são pontos fundamentais. Mas, uma história sem um personagem que cativa, emociona e que faz o telespectador viver essa aventura com ele, não dá.

Ele é o elo entre a pessoa e a história, é ele que leva o seu espectador a viver a história que você quer contar. A partir do momento que as pessoas entendem os objetivos, motivações, sentimentos desse personagem, elas se conectam e mergulham nessa aventura.

Um bom personagem precisa iniciar a história em um ponto e precisa ter um objetivo, durante esse meio, ele precisa manter suas características para passar por um processo de evolução.

É o seu personagem que vai fazer sua história se mover, ele é a ação! Todas as tramas, são ações desse personagem que fazem com que ele se mova até o seu objetivo. O famoso incidente incitante, é ponto máximo de um conjunto de ações que cominarão naquele momento. E para sair dele, seu personagem precisa ter uma outra ação que vai levá-lo a resolução.

Dicas para construir seu personagem

No momento de desenvolver um personagem, é preciso pensar em vários aspectos, mas 3 são fundamentais, verossimilhança, veracidade e realidade. Eles precisam estar alinhados com a história que você quer contar.

Para construir um bom personagem, é preciso estar na sua pele, entender suas motivações, medos, quais são seus desejos, o que ele mais ama. Quais são suas fraquezas as óbvias? Não se esqueça que muitas vezes temos características obvias, que todos veem e as escondidas que só revelamos em nosso íntimo.

As características básicas do protagonista precisam se adequar a sua história, para que o conflito enfrentado faça sentido.

Para que seu personagem seja único, ele precisa pensar, sentir e falar de maneiras bem definidas. Ninguém fala, pensa ou age igual, cada um tem um tom de voz, uma forma de pensar e agir que resulta das suas vivências.

Ao começar o desenvolvimento, pense nessas características.

Físico: nome, altura, cor do cabelo, olhos, pele e peso.

Social: classe econômica, origem familiar, trabalho, estudo, cultura e religião.

Psicológico: anseios, ambições, frustrações, sexualidade, perturbações, percepções e sensibilidade.

Cada um desses valores e suas proporções criam o desenho do seu personagem e a complexidade dessas relações é que tornam seu personagem verossímil.

Outro ponto que você deve se atentar, é que as emoções e ações devem ser relacionar com o intelecto, isso ajuda a criar uma identidade. 

Ao fim dessa criação se pergunte, esse personagem está preparado para viver essa história que eu quero contar? Ele mudará seu mundo interior durante essa trajetória? Quais sentimentos e valores estão em jogo?

Master Class: “Construindo Personagens: da Essência à Estrutura”

Quer descobrir outras estratégias fundamentais para construção de um personagem que irá cativar e conquistar seus espectadores? Nesse sábado dia 25/06 às 10 da manhã, vai rolar uma Master Class, com a Paula Weiss, sobre construção de personagem: Master Class: “Construindo Personagens: da Essência à Estrutura”.

Vamos abordar várias etapas fundamentais para você construir um personagem que seja verossímil e que sustente sua história.

A Master Class será dividida em três pilares:

A Essência da Personagem: onde partiremos da ideia de que personagens são representantes do tema da história para desenvolver conflito interno, motivação, objetivo, história pregressa e comportamentos defensivos.

As Dimensões da Personagem: onde usaremos a essência como guia para definir as dimensões psicológica, física e social das personagens.

A Estrutura: onde veremos como as personagens podem ser “estruturadas” na história através de seus arcos (Positivo, Plano e Negativos)

Além disso, a aula é gravada e você poderá assistir quando quiser. O aluno também receberá, material em PDF e um certificado de participação.

Quem se inscrever vai participaram de um sorteio de um livro e também vai concorrer a uma vaga na próxima master class sobre formatação!

Gostou, quer participar? Se inscreva aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *