Skip links
Você sabe como escrever um Roteiro para Vídeo Institucional?

Você sabe como escrever um Roteiro para Vídeo Institucional?

Os primeiros jobs para quem está iniciando na área de roteiro, são sempre os relacionados a não ficção. Vídeos institucionais e vídeos para internet (em breve teremos curso aqui), então resolvi oferecer essas aulas da formação para quem tiver interesse em aprender mais sobre o assunto.

Mas, antes de falar sobre o roteiro, você sabe o que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é um produto audiovisual de curta duração que tem como objetivo central apresentar a empresa para o público. Essa apresentação pode ser feita a partir de diferentes enfoques, como a história da empresa, os valores da marca e também os bastidores da sua linha de produção.

Por que é importante aprender a desenvolver um roteiro para vídeo institucional?

A produção de vídeo institucionais é uma das primeiras portas que irá se abrir para quem está em início de carreira. Por isso, é essencial que todo roteirista iniciante, entenda esse formato e saiba desenvolver.

Pensando nessa importância, vamos abrir as aulas de Roteiros para vídeos institucionais que começa na formação para quem quiser realizar.

Mas, o que vou aprender nas aulas?


– Tipologia dos vídeos institucionais: as categorias mais comuns de Institucionais, assim como os dois principais objetivos: a instrução e a promoção.


– Investigando valores da empresa e público-alvo: ferramentas para desmembrar um briefing e ampliar o escopo da marca para o texto do vídeo.


– Definindo tom da locução: alternativas de tom para que os estudantes possam entender quais são mais adaptadas a que tipo de marca e projeto.


– Revisão dos exercícios práticos: destacar pontos altos dos exercícios e corrigir coletivamente pontos que são erros comuns.


– Trabalhando com a coluna de imagem: Como sugerir imagens de cobertura e trabalhar com vídeos com poucos recursos de imagem (arquivo).


– Técnicas retóricas de engajamento e estilo: criando frases de abertura cativantes; mantendo o texto coerente e engajador; finalizando com palavras memoráveis.


– Boas práticas com números e dados: dicas para não saturar a audiência com porcentagem e cifras.

Quem ministra as aulas?

Daniel Castro

Psicólogo pela UFMG (2005) e roteirista pela EICTV (Cuba, 2011), fui também bolsista na Mel Hoppenheim Film School (Canadá, 2012).

Na ficção colaborou em novelas, dois longas, além de projetos de séries. Paralelo à carreira na dramaturgia, também criei conteúdo para marcas como Fiat, Fanta, Light, Aliança Francesa, Souza Cruz e muitas outras.

Ao longo de quase quinze anos de carreira, atuou em diversos segmentos da indústria audiovisual, desde a TV até aplicativos, passando por documentários e assessoria de projetos; tendo colaborado com grandes players como Globo, Play9, Amazon Prime Video e Paramount+.

As aulas vão acontecer nos dias 22 e 24 agosto, das 19h às 21h via zoom! O valor das aulas é R$ 200,00 e o pagamento pode ser realizado por pix ou cartão de crédito. Além disso, você terá acesso às aulas gravadas por 6 meses e receberá certificado ao final do curso!

Para fazer sua matrícula ou tirar dúvidas é só mandar uma mensagem no whats clicando aqui.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.