Os documentários nunca estiveram tão em alta como agora!
Cada vez mais os STREAMINGS estão com uma alta demanda de produtos para seus consumidores e um desses produtos que eles desejam é o documentário. Segundo uma pesquisa da empresa americana Omdi, os documentários estão em um crescimento sem precedentes!
E no momento há uma escassez de produções no mercado para os streamings, os canais estão buscando mais do que nunca por documentários.
No Brasil, o diretor mineiro Roberto Benatti também notou um crescente interesse do mercado pela linguagem documental. Colaborador da National Geographic nas séries “Open Explorer” e “Field Notes”, Benatti aplica esse tipo de narrativa também em filmes publicitários, caso de campanhas que fez para a empresa alemã Porsche e para a academia de jiu-jitsu Gracie Barra em Belo Horizonte.
Se depender do crescimento dos serviços de streaming, o mercado de documentários pode atingir uma audiência nunca antes registrada. *fonte portal Terra.
São inúmeros fatores que levam a esse crescimento, mas a principal é a urgência de documentar o que estamos vivendo, assim é possível refletir e superar os dramas sociais e políticos.
Nesse gráfico que mostra a popularidade dos gêneros também podemos ver esse aumento na procura por documentários.
E os temas são os mais variados, desde de crimes até empreendedorismo.
Se você se interessou por esse mercado, é importante saber que para ser um documentarista, existe algumas particularidades em relação ao roteiro de ficção. Pensando exatamente nisso, preparamos uma Master Class para vocês.
O Roteiro do Documentário: Da Concepção à Finalização!
Quem vai ministrar essa master class é Guilherme Zanella, ele é roteirista formado em Realização Audiovisual. No cinema, assina o roteiro do projeto “Cidades Fantasmas” (Casa de Cinema de Porto Alegre/GloboNews/Globo Filmes/Canal Brasil), longa-metragem documental vencedor dos prêmios: Melhor Longa-Metragem Brasileiro no 22º Festival É Tudo Verdade (2017); Melhor Documentário no Festival Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Braziliano (2018); com passagem pelos festivais 33th Guadalajara Film Festival – Documentary Competition; e 11th DocsMX.
Na TV, foi responsável por desenvolver séries como “Cidades Fantasmas – A Série” (Canal Brasil, 2018) e “Banalidade do Mal” (Prime Box Brazil, 2021). Guilherme ingressou em concursos e laboratórios de roteiro como Laboratório Novas Histórias SESC SP/SENAC (2016), Plataforma_Lab (2016), Concurso de Roteiros do FRAPA(2017), Pitching Forum do festival FEST – New Directors, New Films (2019), Cine Qua Non Script Revision Lab (2020) e Residência BASE (2021).
Trabalhou como assistente de roteiro e montagem no documentário “Central: O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil”.
Durante essas duas horas você vai aprender um pouco da timeline do processo de concepção até à finalização de um documentário, os diferentes textos-base – do argumento ao roteiro e suas várias versões. Vamos falar de pesquisa e personagem, pontos cruciais para um documentário, entre outras coisas.
Confira alguns tópicos do conteúdo:
– Construindo um projeto documental do zero
– O papel da pesquisa e como direcioná-la
– Encontrando as personagens
– Da sinopse ao roteiro: estudos de caso com projetos pessoais
– As diversas faces do roteiro documental: da pré à pós-produção
E ainda vamos ter bônus
Todo mundo que se inscrever na masterclass terá direito a 1 mês de acesso no grupo fechado do Writer’s Room 51.
Receberá Material didático da aula em pdf.
Certificado de participação.
Participará do sorteio de um livro relacionado ao assunto e de uma vaga para a próxima masterclass a escolha do ganhador.
A Masterclass será gravada e o aluno receberá o link.
O investimento é de apenas R$ 50,00 que pode ser feito via pix ou cartão de crédito.
Não perca essa oportunidade de entrar para o mercado audiovisual, invista na criação e produção de documentários.