Oscar 2023
Qual a categoria mais determinante para nomear o melhor filme? Roteiro ou Direção?
O início de um novo ano é sempre especial para os profissionais do audiovisual, pois traz consigo a temporada de premiações e entre elas está a que mais de destaca: o Oscar!
Atraindo a atenção global, a cerimônia da academia cinematográfica é cobiçada por artistas do mundo todo, pois a visibilidade que gera para o trabalho e repercussão é inquestionável. Com isso, receber uma estatueta pelo melhor desempenho de um determinado ano, é a realização maior da maioria dos cineastas.
94 títulos ganharam na categoria de melhor filme e seria praticamente impossível dizer o que cada um deles tem em comum. “Moonlight” (2016) é completamente diferente de “O Discurso do Rei” (2010) que é o total oposto de “Um estranho no Ninho” (1975) que difere totalmente de “Casablanca” (1942). O fato de não existir uma receita de bolo para se alcançar um Oscar não significa que não existam observações que possam ser feitas a partir dos vitoriosos. Então a pergunta é: qual o maior critério para se nomear O Melhor Filme de um determinado ano?
Dentre eles, o que podemos mencionar seriam os departamentos mais visados de uma produção. Roteiro e Direção são os fatores mais determinantes da qualidade de um filme, pois enquanto um fala a respeito da narrativa e o que será visto em tela, o outro diz a respeito de imagem e como o filme será assistido. A questão de Roteiro e Direção serem trabalhos diferentes que precisam andar de mãos dadas faz com que pensemos que um filme que conquiste as duas estatuetas por roteiro e direção esteja destinado a receber o melhor filme como aconteceu com “Parasita” (2019). Mesmo assim, devemos observar as categorias distintamente para chegarmos à conclusão de qual é o ponto mais determinante segundo o ponto de vista acadêmico.
O Roteiro sempre será a base estrutural de qualquer filme. Um roteiro ruim não faz filme bom, mesmo que a direção seja primorosa. Ter um roteiro bom torna o resultado mais independente, mesmo que outros departamentos falhem, o produto é sólido e fortificado. Bons roteiros entram para as salas de aula e são eternizados como exemplos para se seguir em propostas futuras.
A Direção, mesmo que dependa de um roteiro, consegue fazer seu trabalho bem-feito. Bons líderes de equipe harmonizam o processo de captação da imagem e entregam resultados primorosos, mesmo que o roteiro não seja lá grande coisa. Há exemplos de filmes que não focam em narrativas muito mirabolantes e sim na técnica cinematográfica bem aplicada, pois até hoje há quem defenda que “Mad Max: estrada da fúria” (2015) tenha merecido mais o Oscar de melhor filme e direção de sua cerimônia.
Para entendermos até mesmo nossos próprios critérios, precisamos analisar qual desses dois departamentos se destacou mais na cerimônia do Oscar para a nomeação do melhor filme. Levaremos em consideração a hipótese, jamais a afirmação de que é preciso conquistar um ou outro prêmio para se abrir portas para a maior nomeação da noite. A pesquisa a seguir analisa quantas vezes os nomeados Melhores Filmes do Oscar também receberam uma estatueta por Melhor Roteiro ou Melhor Direção, observando aqueles que ganharam nas duas categorias e aqueles que não ganharam em nenhuma delas. Por fim, peço que considere quais seriam os seus critérios para escolher o melhor dentre as opções disponíveis para o seu bolão.
MELHOR FILME – MELHOR ROTEIRO
O seguinte levantamento deste artigo observa quantas vezes os títulos premiados com o Oscar de melhor filme também receberam uma estatueta nas categorias de melhor roteiro (melhor roteiro original ou melhor roteiro adaptado). Em seguida, verificaremos quantas vezes os melhores filmes também levaram na categoria de melhor direção e no fim será feita uma comparação de números, em geral, por décadas e seus recordes de vitórias consecutivas. O objetivo é verificar qual dos dois quesitos se destaca mais para a decisão de eleger o melhor filme do ano, focando somente no Oscar.
Obs: as cerimônias do Oscar tiveram início no ano de 1929, portanto, 94 premiações (1929 – 2022). Esta pesquisa irá focar somente nos 94 títulos premiados com o Oscar de melhor filme.
Obs: o ano datado ao lado dos títulos se refere a premiação a qual eles foram nomeados vitoriosos e não o ano de seu lançamento.
Obs: cada uma das três categorias observadas (melhor roteiro original, melhor roteiro adaptado e melhor direção) será marcada pelas diferenças a seguir:
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL | MELHOR ROTEIRO ADAPTADO | MELHOR DIREÇÃO |
Venceu! | Venceu! | Venceu! |
O primeiro levantamento focará em quantas vezes os Melhores filmes também levaram em uma das categorias de Melhor roteiro (original ou adaptado).
Obs: a categoria de Melhor roteiro original surgiu na cerimônia de 1941.
Obs: em 1930 houve duas premiações que substituem a não realização da cerimônia em 1933.
1929 – 1939
ANO | MELHOR FILME | ORIGINAL | ADAPTADO |
1929 | Asas | X | X |
1930 | Melodia na Broadway | X | X |
1930 | Nada de novo no Front | X | X |
1931 | Cimarron | X | Venceu! |
1932 | Grande Hotel | X | X |
1934 | Cavalgada | X | X |
1935 | Aconteceu aquela noite | X | Venceu! |
1936 | O grande Motin | X | X |
1937 | Ziegfeld – O criador de estrelas | X | X |
1938 | Emile Zola | X | Venceu! |
1939 | Do mundo nada se leva | X | X |
1940 – 1969
ANO | MELHOR FILME | ORIGINAL | ADAPTADO |
1940 | E o vento levou | X | Venceu! |
1941 | Rebeca | X | X |
1942 | Como era verde o meu vale | X | X |
1943 | Rosa de esperança | X | Venceu! |
1944 | Casablanca | X | Venceu! |
1945 | O bom pastor | X | Venceu! |
1946 | Farrapo humano | X | Venceu! |
1947 | Os melhores anos de nossas vidas | X | Venceu! |
1948 | A luz é para todos | X | X |
1949 | Hamlet | X | X |
1950 | A grande ilusão | X | X |
1951 | A malvada | X | Venceu! |
1952 | Sinfonia de Paris | Venceu! | X |
1953 | O maior espetáculo da Terra | X | X |
1954 | A um passo da eternidade | X | Venceu! |
1955 | Sindicato de ladrões | Venceu! | X |
1956 | Marty | X | Venceu! |
1957 | A volta ao mundo em 80 dias | X | Venceu! |
1958 | A ponte do rio Kwai | X | Venceu! |
1959 | Gigi | X | Venceu! |
1960 | Ben Hur | X | X |
1961 | Se meu apartamento falasse | Venceu! | X |
1962 | Amor, sublime amor | X | X |
1963 | Lawrence da Arábia | X | X |
1964 | As aventuras de Tom Jones | X | Venceu! |
1965 | Minha bela dama | X | X |
1966 | A noviça rebelde | X | X |
1967 | O homem que não vendeu sua alma | X | Venceu! |
1968 | No calor da noite | X | Venceu! |
1969 | Oliver! | X | X |
1970 – 1999
ANO | MELHOR FILME | ORIGINAL | ADAPTADO |
1970 | Perdidos na noite | X | Venceu! |
1971 | Patton, rebelde ou herói? | Venceu! | X |
1972 | Operação França | X | Venceu! |
1973 | O poderoso chefão | X | Venceu! |
1974 | Golpe de mestre | Venceu! | X |
1975 | O poderoso chefão II | X | Venceu! |
1976 | Um estranho no ninho | X | Venceu! |
1977 | Rocky, um lutador | X | X |
1978 | Noivo neurótico, noiva nervosa | Venceu! | X |
1979 | O franco atirador | X | X |
1980 | Kramer vs Kramer | X | Venceu! |
1981 | Gente como a gente | X | Venceu! |
1982 | Carruagens de fogo | Venceu! | X |
1983 | Gandhi | Venceu! | X |
1984 | Laços de ternura | X | Venceu! |
1985 | Amadeus | X | Venceu! |
1986 | Entre dois amores | X | Venceu! |
1987 | Platoon | X | X |
1988 | O último imperador | X | Venceu! |
1989 | Rain Man | Venceu! | X |
1990 | Conduzindo Miss Daisy | X | Venceu! |
1991 | Dança com Lobos | X | Venceu! |
1992 | O silêncio dos inocentes | X | Venceu! |
1993 | Os imperdoáveis | X | X |
1994 | A lista de Schindler | X | Venceu! |
1995 | Forrest Gump | X | Venceu! |
1996 | Coração Valente | X | X |
1997 | O paciente inglês | X | X |
1998 | Titanic | X | X |
1999 | Shakespeare Apaixonado | Venceu! | X |
2000 – 2020
ANO | MELHOR FILME | ORIGINAL | ADAPTADO |
2000 | Beleza Americana | Venceu! | X |
2001 | Gladiador | X | X |
2002 | Uma mente brilhante | X | Venceu! |
2003 | Chicago | X | X |
2004 | Senhor dos anéis: O retorno do rei | X | Venceu! |
2005 | Menina de ouro | X | X |
2006 | Crash: no limite | Venceu! | X |
2007 | Os infiltrados | X | Venceu! |
2008 | Onde os fracos não têm vez | X | Venceu! |
2009 | Quem quer ser um milionário | X | Venceu! |
2010 | Guerra ao Terror | Venceu! | X |
2011 | O discurso do Rei | Venceu! | X |
2012 | O artista | X | X |
2013 | Argo | X | Venceu! |
2014 | 12 anos de escravidão | X | Venceu! |
2015 | Birdman | Venceu! | X |
2016 | Spotlight | Venceu! | X |
2017 | Moonlight: sob a luz do luar | X | Venceu! |
2018 | A forma da água | X | X |
2019 | Greenbook: o guia | Venceu! | X |
2020 | Parasita | Venceu! | X |
2021 | Nomadland | X | X |
2022 | No Ritmo do Coração | X | Venceu! |
Conclusão:
De 94 melhores filmes, 61 também venceram em melhor roteiro (43 adaptados + 18 originais)
Observações:
1- “Cimarron” (1931) foi o primeiro melhor roteiro adaptado a ganhar o Oscar de melhor filme. O longa é escrito por Howard Estabrook e Louis Sarecky e também recebeu o Oscar de melhor direção de arte.
2- “Sinfonia de Paris” (1952) foi o primeiro melhor roteiro original a ganhar o Oscar de melhor filme. O longa é escrito por Alan Jay Lerner e também recebeu o Oscar de melhor direção de arte colorida, melhor figurino colorido e melhor trilha sonora.
3- “O poderoso chefão II” (1975) é a primeira sequência de filme a ganhar melhor roteiro original e melhor filme, assim como fez seu antecessor “O poderoso Chefão” (1973). Esta é única franquia do cinema a ter mais de um filme vencendo as duas categorias neste levantamento.
4- As décadas de 50 e 80 são as que mais possuem melhores roteiros adaptados vencendo em melhor filme, ambas com 6 títulos. Já a década de 2010 é a que mais possui melhores roteiros originais vencendo em melhor filme, com 5 títulos.
5- A década de 80 é a recordista deste levantamento tendo 9 melhores filmes ganhando como melhor roteiro em suas categorias. “Platoon” (1987) é o único melhor filme dos anos 80 a não receber um Oscar por melhor roteiro. Curiosamente, as 5 premiações seguintes tiveram seus melhores filmes recebendo estatuetas de melhor roteiro. Se não fosse por isso, haveria um grande recorde de vezes consecutivas em que esse episódio ocorreria, totalizando 13 anos consecutivos.
1 | Década de 80 | 3 originais | 6 adaptados | 9 títulos |
2 | Década de 2010 | 5 originais | 3 adaptados | 8 títulos |
3 | Década de 70 | 3 originais | 5 adaptados | 8 títulos |
4 | Década de 50 | 2 originais | 6 adaptados | 8 títulos |
5 | Década de 2000 | 2 originais | 5 adaptados | 7 títulos |
6 | Década de 90 | 1 original | 5 adaptados | 6 títulos |
7 | Década de 40 | X | 6 adaptados | 6 títulos |
8 | Década de 60 | 1 original | 3 adaptados | 4 títulos |
9 | Década de 30 | X | 3 adaptados | 3 títulos |
10 | Década de 2020 | 1 original | 1 adaptado | 2 títulos |
11 | Década de 20 | X | X | Botafogo |
6- Recorde de vezes consecutivas em que:
Melhores roteiros adaptados venceram melhor filme – 5 vezes consecutivas (1943 -1947)
Melhores roteiros originais venceram melhor filme – 2 vezes consecutivas (1982 – 1983; 2010 – 2011; 2015 – 2016; 2019 – 2020)
Melhores roteiros venceram melhor filme – 7 vezes consecutivas (1970 – 1976; 1980 – 1986).
– O segundo levantamento focará em quantas vezes os Melhores filmes também levaram uma estatueta por Melhor direção. Aqui, também será observado os números de Melhores roteiros (originais e adaptados) onde verificaremos quantas vezes o melhor filme também foi premiado nas duas categorias (Melhor direção + Melhor roteiro original ou Melhor direção + Melhor roteiro adaptado).
1929 – 1949
ANO | MELHOR FILME | MELHOR ROTEIRO | MELHOR DIREÇÃO |
1929 | Asas | X | X |
1930 | Melodia na Broadway | X | X |
1930 | Nada de novo no Front | X | Venceu! |
1931 | Cimarron | Venceu! | X |
1932 | Grande Hotel | X | X |
1934 | Cavalgada | X | Venceu! |
1935 | Aconteceu aquela noite | Venceu! | Venceu! |
1936 | O grande Motin | X | X |
1937 | Ziegfeld – O criador de estrelas | X | X |
1938 | Emile Zola | Venceu! | X |
1939 | Do mundo nada se leva | X | Venceu! |
1940 | E o vento levou | Venceu! | Venceu! |
1941 | Rebecca | X | X |
1942 | Como era verde o meu vale | X | Venceu! |
1943 | Rosa de esperança | Venceu! | Venceu! |
1944 | Casablanca | Venceu! | Venceu! |
1945 | O bom pastor | Venceu! | Venceu! |
1946 | Farrapo humano | Venceu! | Venceu! |
1947 | Os melhores anos de nossas vidas | Venceu! | Venceu! |
1948 | A luz é para todos | X | Venceu! |
1949 | Hamlet | X | X |
1950 – 1979
ANO | MELHOR FILME | MELHOR ROTEIRO | MELHOR DIREÇÃO |
1950 | A grande ilusão | X | X |
1951 | A malvada | Venceu! | Venceu! |
1952 | Sinfonia de Paris | Venceu! | X |
1953 | O maior espetáculo da Terra | X | X |
1954 | A um passo da eternidade | Venceu! | Venceu! |
1955 | Sindicato de ladrões | Venceu! | Venceu! |
1956 | Marty | Venceu! | Venceu! |
1957 | A volta ao mundo em 80 dias | Venceu! | X |
1958 | A ponte do rio Kwai | Venceu! | Venceu! |
1959 | Gigi | Venceu! | Venceu! |
1960 | Ben Hur | X | Venceu! |
1961 | Se meu apartamento falasse | Venceu! | Venceu! |
1962 | Amor, sublime amor | X | Venceu! |
1963 | Lawrence da Arábia | X | Venceu! |
1964 | As aventuras de Tom Jones | Venceu! | Venceu! |
1965 | Minha bela dama | X | Venceu! |
1966 | A noviça rebelde | X | Venceu! |
1967 | O homem que não vendeu sua alma | Venceu! | Venceu! |
1968 | No calor da noite | Venceu! | X |
1969 | Oliver! | X | Venceu! |
1970 | Perdidos na noite | Venceu! | Venceu! |
1971 | Patton, rebelde ou herói? | Venceu! | Venceu! |
1972 | Operação França | Venceu! | Venceu! |
1973 | O poderoso chefão | Venceu! | X |
1974 | Golpe de mestre | Venceu! | Venceu! |
1975 | O poderoso chefão II | Venceu! | Venceu! |
1976 | Um estranho no ninho | Venceu! | Venceu! |
1977 | Rocky, um lutador | X | Venceu! |
1978 | Noivo neurótico, noiva nervosa | Venceu! | Venceu! |
1979 | O franco atirador | X | Venceu! |
1980 –1999
ANO | MELHOR FILME | MELHOR ROTEIRO | MELHOR DIREÇÃO |
1980 | Kramer vs Kramer | Venceu! | Venceu! |
1981 | Gente como a gente | Venceu! | Venceu! |
1982 | Carruagens de fogo | Venceu! | X |
1983 | Gandhi | Venceu! | Venceu! |
1984 | Laços de ternura | Venceu! | Venceu! |
1985 | Amadeus | Venceu! | Venceu! |
1986 | Entre dois amores | Venceu! | X |
1987 | Platoon | X | Venceu! |
1988 | O último imperador | Venceu! | Venceu! |
1989 | Rain Man | Venceu! | Venceu! |
1990 | Conduzindo Miss Daisy | Venceu! | X |
1991 | Dança com Lobos | Venceu! | Venceu! |
1992 | O silêncio dos inocentes | Venceu! | Venceu! |
1993 | Os imperdoáveis | X | Venceu! |
1994 | A lista de Schindler | Venceu! | Venceu! |
1995 | Forrest Gump | Venceu! | Venceu! |
1996 | Coração Valente | X | Venceu! |
1997 | O paciente inglês | X | Venceu! |
1998 | Titanic | X | Venceu! |
1999 | Shakespeare Apaixonado | Venceu! | X |
2000 – 2022
ANO | MELHOR FILME | MELHOR ROTEIRO | MELHOR DIREÇÃO |
2000 | Beleza Americana | Venceu! | Venceu! |
2001 | Gladiador | X | X |
2002 | Uma mente brilhante | Venceu! | Venceu! |
2003 | Chicago | X | X |
2004 | Senhor dos anéis: O retorno do rei | Venceu! | Venceu! |
2005 | Menina de ouro | X | Venceu! |
2006 | Crash: no limite | Venceu! | X |
2007 | Os infiltrados | Venceu! | Venceu! |
2008 | Onde os fracos não têm vez | Venceu! | Venceu! |
2009 | Quem quer ser um milionário | Venceu! | Venceu! |
2010 | Guerra ao Terror | Venceu! | Venceu! |
2011 | O discurso do Rei | Venceu! | Venceu! |
2012 | O artista | X | Venceu! |
2013 | Argo | Venceu! | X |
2014 | 12 anos de escravidão | Venceu! | X |
2015 | Birdman | Venceu! | Venceu! |
2016 | Spotlight | Venceu! | X |
2017 | Moonlight: sob a luz do luar | Venceu! | X |
2018 | A forma da água | X | Venceu! |
2019 | Greenbook: o guia | Venceu! | X |
2020 | Parasita | Venceu! | Venceu! |
2021 | Nomadland | X | Venceu! |
2022 | No ritmo do Coração | Venceu! | X |
Conclusão:
De 94 melhores filmes, 66 também venceram em melhor direção.
Observações:
1- “Nada de novo no front” (1930) foi o primeiro melhor filme a ganhar o Oscar de melhor direção. O longa é dirigido Lewis Milestone que também foi indicado em 1931 por “Última hora”.
2- “Aconteceu aquela noite” (1935) foi o primeiro melhor filme a ganhar também como melhor direção (Frank Capra) e em melhor roteiro adaptado (Robert Riskin). Já “Sindicato dos ladrões” (1955) foi o primeiro melhor filme a ganhar também melhor direção (Elia Kazan) e melhor roteiro original (Malcom Johnson e Budd Schulberg).
3- As décadas de 60 e 70 são as recordistas do número de vezes em que a melhor direção também ganhou em melhor filme tendo 9 títulos cada. Na década de 60, o único melhor filme a não receber melhor direção foi “No calor da noite” (1968), enquanto na década de 70, o único melhor filme a não receber melhor direção é ninguém menos que “O poderoso chefão” (1973), considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Confira no ranking abaixo:
1 | Décadas de 60 e 70 | 9 títulos |
2 | Década de 40, 80 e 90 | 8 títulos |
3 | Década de 2000 | 7 títulos |
4 | Década de 50 | 6 títulos |
5 | Década de 2010 | 5 títulos |
6 | Década de 30 | 4 títulos |
7 | Década de 2020 | 2 títulos |
8 | Década de 20 | X |
4- As décadas de 50, 80 e 2010 são as únicas em que os melhores roteiros levaram mais Oscar de melhor filme do que os de melhor direção. A partir dos anos 2000, até o momento, os melhores filmes ganharam mais vezes em melhor roteiro do que em melhor direção, números que podem ser comparados na tabela abaixo:
MELHOR DIREÇÃO | MELHORES ROTEIROS | |
Década de 20 | X | X |
Década de 30 | 4 títulos | 3 títulos |
Década de 40 | 8 títulos | 6 títulos |
Década de 50 | 6 títulos | 8 títulos |
Década de 60 | 9 títulos | 4 títulos |
Década de 70 | 9 títulos | 8 títulos |
Década de 80 | 8 títulos | 9 títulos |
Década de 90 | 8 títulos | 6 títulos |
Década de 2000 | 7 títulos | 7 títulos |
Década de 2010 | 5 títulos | 8 títulos |
Década de 2020 | 2 títulos | 1 título |
6- O recorde de vezes consecutivas em que os melhores filmes levaram também em melhor direção é de 10 premiações (podendo se considerar uma década), a partir de “A ponte do rio Kwai” (1958) até “O homem que não vendeu sua alma” (1967).
7- “Asas” (1929); “ Melodia na Broadway” (1930); “O grande Motin (1936); “Ziegfeld – o criador de estrelas” (1937); “Rebecca” (1941); “Hamlet” (1949); “A grande ilusão” (1950); O maior espetáculo da Terra” (1953); “Gladiador” (2001); e “Chicago” (2003) são os únicos 10 melhores filmes que não ganharam em nenhuma das outras três categorias de roteiro original, adaptado ou direção. Podemos perceber com esse levantamento que durante 48 anos (1953 – 2001) a tendência era que um melhor filme também ganhasse em pelo menos uma dessas outras três categorias.
8- Números detalhados abaixo + outros prêmios dos 10 filmes mencionados no item 7.
Premiação em categorias | Número de títulos |
Melhores filmes que ganharam em uma das categorias de melhor roteiro*. | 61 de 94 títulos |
Roteiros originais*. | 18 de 94 títulos |
Roteiros adaptados*. | 43 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam em melhor direção. | 66 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam em melhor direção e em uma das duas categorias de melhor roteiro. | 44 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam em melhor direção e em melhor roteiro original. | 12 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam em melhor direção e em melhor roteiro adaptado. | 32 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam apenas em melhor roteiro original. | 6 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam apenas em melhor roteiro adaptado. | 9 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam apenas em melhor direção. | 21 de 94 títulos |
Melhores filmes que não ganharam em nenhuma das outras três categorias. | 10 de 94 títulos |
Melhores filmes que ganharam em até pelo menos uma das outras três categorias. | 81 de 94 títulos |
MELHORES FILMES | OUTROS PRÊMIOS | |
1929 | Asas | *Melhores efeitos visuais |
1930 | Melodia na Broadway | X |
1936 | O grande Motin | X |
1937 | Ziegfield – o criador de estrelas | *Melhor atriz *Melhor coreografia (X) |
1941 | Rebecca | *Melhor fotografia PB |
1949 | Hamlet | *Melhor ator *Melhor dir. Arte PB *Melhor figurino PB |
1950 | A grande ilusão | *Melhor ator *Melhor atriz coadjuvante |
1953 | O maior espetáculo da Terra | *Melhor história (X) |
2001 | Gladiador | *Melhor ator *Melhor Figurino *Melhores efeitos visuais *Melhor mixagem de som |
2003 | Chicago | *Melhor atriz coadjuvante *Melhor dir. Arte *Melhor figurino *Melhor mixagem de som *Melhor edição. |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De certa forma, a composição de um filme é um trabalho em equipe que precisa de muita cooperação mútua para ser realizado. Cada departamento precisa ser reconhecido como merecedor de uma premiação, afinal ninguém faz um filme sozinho.
O trabalho que roteiristas e diretores precisam andar de mãos dadas. O primeiro porque conta a história do filme através de imagem. Descreve em blocos de papel o que o público pagará para assistir em uma sessão de cinema. Quando nos referimos a composição escrita de um longa metragem falamos de uma jornada de erros e acertos intensa onde tudo pode acontecer e tudo pode mudar. Grandes diretores clássicos e contemporâneos como Alfred Hitchcock e Steven Spilberg reconhecem que nada é possível sem o roteiro, e mesmo que isso soe obvio, é preciso considerar que o cinema e suas premiações jamais existiriam se não houvesse alguém disposto a escrever uma boa história. Cinema é imagem em movimento, e com a introdução de uma narrativa, os roteiristas são capazes de contar romances, dramas, aventuras e horrores através desse mecanismo chamado de sétima arte. Devemos levar em consideração também que quem lê o roteiro de um filme é uma equipe, então esta função se encarrega de produzir a imagem de alguma maneira, podendo-se afirmar que se os roteiristas fizerem o seu trabalho direito, todos os envolvidos no projeto também farão.
Já quem assume o papel da direção, deve orquestrar essa equipe. Deve guiar a todos dentro de um set de filmagem sobre como serão os procedimentos para a realização da obra e a criação de uma imagem. A direção maestria as notas para a composição imagética do filme, sendo assim, são os diretores quem criam uma linguagem com o público que irá pagar para assistir aquele filme nas salas de exibição. Como o cinema nada mais é do que um meio de comunicação, é através de planos e muita linguagem cinematográfica que esses maestros conseguem passar informações adiante de maneira poderosa. Enquanto roteiristas escrevem que o que será visto, a direção detalha como será visto, e assim, muitos artistas que assumem essa função foram capazes de criar métodos que se tornaram suas assinaturas com o passar dos anos. É possível reconhecer um filme de Quentin Tarantino somente assistindo a algumas cenas, o que não acontece com a maioria dos roteiristas. O grande público não identifica um filme escrito por David Mamet de acordo com a forma com que se escreve a cena, por exemplo.
Através dessas considerações, podemos notar que uma problemática acontece quando a academia premia a pessoa ao invés da função. Diretores são mundialmente conhecidos por seus nomes e filmes, enquanto roteiristas são extraterrestres reconhecidos por seu trabalho. Quando se assiste a uma cerimonia do Oscar, o prêmio é dado sempre ao responsável pela execução de determinada ação, mas diretores acabam ganhando um prestígio ainda maior que os roteiristas por ter seu nome anunciado como indicação para o prêmio. O mesmo não acontece com roteiristas. Embora nomes como Linda Seger, Robert Mckee e Syd Field sejam muito conhecidos no meio artístico, suas obras funcionam muitos mais como consultoria do que como realizadores de fato e o cinema tem muito o que agradecer a esses nomes.
Refletindo sobre os melhores filmes e quantas vezes eles ganharam nas outras três categorias analisadas, podemos notar que a direção sempre se sobressaiu, embora a diferença para com as categorias de roteiro tenha sido bem pequena até o final da década de 50. Se compararmos com os números atuais (onde ao todo 66 melhores filmes ganharam melhor direção e 61 ganharam em melhor roteiro) a diferença ainda é bem pequena, de apenas 5 filmes. Contudo, é possível entender o porquê da direção se sobressair um pouco mais que o roteiro quando nos referimos as premiações de cinema porque é a função que determina a maneira com a qual a imagem será produzida. O trabalho de uma direção conduz a atenção do público para a imagem em movimento e transmite o roteiro para os olhares curiosos dos espectadores.
De qualquer maneira, o objetivo principal deste artigo é verificar quantas vezes os melhores filmes ganharam nas categorias de melhor roteiro para argumentar algo que pode soar óbvio para os estudiosos e talvez inspirador para os iniciantes: para se ter um bom filme, precisa-se de um bom roteiro. Em outras palavras, as bases do filme precisam ser resistentes porque se o roteiro estiver ruim, dificilmente o filme irá emplacar. O que se pode colher como experiência através deste artigo, é que os futuros estudiosos de cinema precisam aprender a concretizar seus alicerces para saberem o básico: ter o conhecimento de como se escreve e como se lê roteiros cinematográficos, pois se não há roteiro, não há indústria cinematográfica.
Arttur Bernardo
Arttur Bernardo é roteirista formado na universidade Estácio de Sá (2014-2018) e ministra diversos cursos livres voltados para o ensino de roteiro. Foi um dos curadores do concurso de roteiro de curta metragens do III e VI ROTA – festival de roteiro audiovisual no Rio de Janeiro e também curador dos feedbacks de projetos das rodadas de negócios do Roteiros e narrativas (2022). Trabalhou como pesquisador de texto no projeto de longa metragem infantil “Timóteo e as árvores”, assina o roteiro do longa-metragem “O Carimbo” (Em desenvolvimento) e participou como roteirista na sala de roteiro da série “Aleatórias” admitida pelo edital PROAC em 2022.