“Raquel 1:1”, “Fogaréu” e “Grito”, projetos que também participaram do festival e do mercado, receberam apoio do Projeto Paradiso
Na noite de domingo (12), o filme brasileiro “O Mensageiro”, dirigido por Lúcia Murat e produzido pela Taiga Filmes, foi anunciado vencedor do Prêmio WIP Paradiso, no Festival Internacional de Guadalajara, evento de indústria do México. O longa receberá US$ 10 mil para serem utilizados na finalização e internacionalização da obra. O Prêmio WIP (Work in Progress) é um reconhecimento do programa Brasil no Mundo, criado pelo Projeto Paradiso, para impulsionar a presença de filmes, séries e projetos brasileiros nos maiores festivais e mercados do mundo.
Também estão presentes no Festival de Guadalajara outros filmes que contam com apoio do Projeto Paradiso: “Raquel 1:1”, de Mariana Bastos – o único longa brasileiro na seleção oficial do South By Southwest 2022, que foi escolhido para a competição de longa-metragem ibero-americano de ficção; “Fogaréu”, de Flávia Neves, que estreou na mostra Panorama do Festival de Berlim e foi reconhecido como o terceiro melhor filme pelo público, e que participa da mesma mostra; e “Grito”, de Davi Oliveira Pinheiro, projeto de longa-metragem que participa do Encuentro de Coproducción, iniciativa do setor de mercado do Festival que reúne produtores, distribuidores e sales agents de todas as partes do mundo.
“A parceria entre o Projeto Paradiso e o Festival Internacional de Guadalajara ressalta a importância do cinema latino-americano para o mercado audiovisual. É muito gratificante premiar e apoiar filmes tão promissores que antes mesmo de seus lançamentos já receberam reconhecimento internacional. Essa é mais uma premiação que cumpre um de nossos principais objetivos, que é fortalecer as produções brasileiras no mercado internacional”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país. O Paradiso Multiplica já ofereceu mais de 600 horas de multiplicação em formação e contou com mais de 60 profissionais da Rede Paradiso de Talentos.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.
Conheça mais sobre o Projeto Paradiso no site: https://www.projetoparadiso.org.br/