Ano passado eu ganhei o LAB do Festival de Cinema de Petrópolis e uma das consultorias que recebi foi com o pessoal do @zordon_br. Nessa consultoria eu enviei o meu argumento e a partir da leitura eles fizeram uma análise de dados da minha narrativa.
Nossa quando o Fernando me apresentou a análise de dados eu fiquei de boca aberta kkk, fiquei pensando como eu não vi essas informações? Eles me mostravam vários dados que era comum à minha história! Por exemplo:
- A porcentagem da popularidade do gênero escolhido;
- Os filmes mais populares do gênero;
- O interesse pelo gênero nos estados brasileiros;
- O perfil do meu público-alvo
- Qual a faixa etária e sexo que assistem o gênero;
- As palavras-chave que mais se relacionam com o gênero;
- Itens recorrentes na narrativa;
- Pontos essenciais para construção da minha narrativa;
- A busca no Google pelo tema;
- A correlação dos assuntos para o tema e gênero;
- Alguns insights sobre o meu filme.
Essas informações me fizeram entender melhor o tema e o gênero que eu escolhi, como faltavam alguns itens fundamentais e como corrigi-los para encantar ainda mais minha audiência! Por isso, convidei o Fernando Cabral o fundador do Zordon para falar um pouco mais sobre o assunto!
Quem é Zordon
A Zordon é uma empresa de análise de dados voltada para o audiovisual. Ela atua para identificar público-alvo, tendências de mercado, analisar projetos e fortalecê-los diante do cenário competitivo em que vivemos hoje. Somos uma empresa nascida no estopim da pandemia, atuamos de maneira totalmente virtual e já trabalhamos com dezenas de clientes, como Gullane, Glaz e Globo.
Quem é a mente por trás da Zordon? Fernando Cabral, fundador da Zordon, roteirista, pesquisador e produtor formado em audiovisual na ECA-USP.
Como a análise de dados entra na construção do roteiro?
A análise de dados entra em duas etapas num processo de construção de roteiro: na preparação e na verificação.
Na etapa de preparação, quando estamos começando a pensar pra onde vai o projeto, quem é o público alvo, qual o tema e quem é o protagonista. É muito comum haver muita pesquisa para conhecer mais profundamente o campo no qual a história quer se desenrolar.
Dados são informações de grande volume expressas em números, e a análise é a leitura desses números de forma a aprender com eles, aprender a usá-los narrativamente dentro do campo trabalhado.
Então, se você está escrevendo um roteiro de terror adolescente na praia, nós vamos trazer informações sobre o que está dentro do campo do terror, do campo do filme adolescente, e do campo da praia para alimentar o processo criativo com insights e ideias.
Ainda na preparação, nossa análise é orientada, principalmente, pela audiência: responder quem é o público-alvo é o primeiro passo para saber com quem o filme está tentando dialogar, e depois do reconhecimento, vem a aprofundamento do conhecimento desta audiência.
Onde vivem? O que fazem no tempo livre? Isso tudo é importante na visão da Zordon: um roteiro não deve ser unilateral, não deve ser a expressão apenas de um elemento criativo, mas sim uma busca por diálogo com o público, seja para emocioná-lo, para surpreendê-lo ou até para incomodá-lo. O objetivo aqui é que a parte criativa seja consciente das expectativas dessa audiência.
A importância de saber para quem você está escrevendo
Por que eu falo tanto de audiência? É uma missão minha e da Zordon fazer o audiovisual brasileiro ser mais assistido. É uma agenda simples, muito difícil de ser atingida, mas que é fundamental no nosso cenário, que o Streaming rege o que será produzido ou não. E o Streaming tem sua própria agenda quando decide desenvolver um filme ou uma série.
Agenda essa que, na grande maioria das vezes, está ligada a uma estratégia de atingir mais audiência, conseguir mais assinantes ou conseguir reter os assinantes que eles têm. Afinal, fazer um filme ou uma série custa milhões, dezenas de milhões de reais, e um investimento desse tamanho precisa de muita cautela antes de ser efetivado.
Como usamos dados na construção da narrativa e personagens?
A forma como os dados são usados para a construção da narrativa e dos personagens podem variam a cada projeto. Eu acredito que o porquê de usar dados na escrita de roteiros seja mais relevante e universal, que é: conhecer profundamente o mercado, o público-alvo e os assuntos abordados.
Então, fica a recomendação de fazer muita pesquisa antes de sair escrevendo, porque, sem pesquisa, preenchemos as lacunas da nossa história com achismo e com elementos que dizem mais respeito a nós mesmos do que ao projeto que queremos criar.
Ao mesmo tempo, a pesquisa aqui só serve para alguma coisa se for feita por uma pessoa criativa, com ensejos imaginativos. É aí que mora a genialidade de uma história, é uma mente criativa que, vendo o mundo ao seu redor, tem uma perspectiva única sobre a realidade, uma perspectiva que vale milhões de reais.
Esse ano quais assuntos ou gênero estarão em alta?
Não posso prever o que estará em alta esse ano (certamente, num ano de olimpíadas e copa do mundo, o audiovisual vai competir por atenção com a realidade). Mas posso dizer que todo ano, o que mais move audiência são histórias com:
– Violência
– Amizade
– Família
– Poderes Sobrenaturais
– Vingança
– Adolescentes
Separadamente, esses plotlines seguem, mês a mês, sendo os mais relevantes do mercado. Vale a pena pensar histórias que perpassem pelo menos um desses tópicos
Dica final
Tem um pensador inglês que chama Graham Wallas, da virada do século XIX pro XX, que organizou em etapas como funciona um processo criativo:
1. preparação
2. incubação
3. insight
4. verificação
Pra quem escreve, acho que super vale a pena dar uma olhada nesse cara, porque me identifiquei muito com a ordem que ele sugere pra como surgem ideias.
E aí gente, gostaram do papo? Espero que sim! Se tiverem dúvidas pode deixar nos comentários que passo para o pessoal do Zordon e se quiserem uma consultoria, é só entrar em contato pelo insta Zordon_br.